segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Suar não é sinônimo de queima de gordura

 suor excessivo

"Para muitas pessoas, correr debaixo do sol do meio dia ou usar muita roupa enquanto se pratica esporte é sinônimo de emagrecimento, uma vez que acreditam que quanto mais transpirarem, maior será a queima de gordura. Só que o que acontece não é bem assim não, suar não emagrece.
Suar não é sinônimo de emagreceminto

Suor

Perde-se apenas água e sais minerais. Depois de uma sauna, por exemplo, a pessoa normalmente vai perceber uma redução em seu peso corporal, mas assim que ingerir o primeiro copo de água, o líquido perdido vai sendo reposto e o peso acaba voltando ao normal. O organismo transpira para manter estável a temperatura interna do corpo. O corpo humano sua para transferir o calor de dentro para fora e assim manter a temperatura interna do organismo entre 36 e 36,5ºC, a temperatura do corpo poderia aumentar a ponto de cozinhar os órgãos internos.

O suor é a secreção natural das glândulas sudoríparas, constituído de água (99%) e sais minerais (1%). Essas glândulas estão espalhadas por todo o corpo, mas se concentram nas axilas, mãos, pés, testa e dobras. Quando a temperatura interna do corpo ultrapassa os 37ºC, o suor age como um mecanismo de refrigeração: os vasos sanguíneos próximos à pele se dilatam e estimulam as glândulas sudoríparas a iniciarem o processo de transpiração.
A transpiração acontece para que o corpo equilibre a temperatura corporal

Dicas e recomendações para diminuir o suor excessivo

O Dr. Drauzio Varella faz algumas recomendações para quem sofre com o suor excessivo:
  • A hiperidrose não é uma doença grave, mas pode comprometer qualidade de vida e ter implicações nas atividades sociais, escolares ou profissionais. Procure assistência médica para fazer o tratamento indicado para seu caso;
  • Tratar a hiperidrose é uma forma de corrigir a produção excessiva de suor, mas não vai acabar com o estresse nem com a instabilidade emocional. Não se recuse a encarar um acompanhamento psicoterápico;
  • A cirurgia para controle da hiperidrose é realizada através de duas pequenas incisões, quase não deixa cicatrizes e pode representar a cura definitiva para os casos graves da doença.
A biologa Paula Louredo dá algumas sugestões que podem ajudar:
  • Manter axilas e virilhas depiladas ajuda na evaporação do suor e impede o mau cheiro causado pelas bactérias;
  • Preferir desodorantes à base de substâncias neutras;
  • Fazer compressas com chá-preto auxilia na diminuição da sudorese, já que o chá contém ácido tânico, que desacelera a produção da glândula sudorípara;
  • Desodorantes antiperspirantes reduzem a produção de suor em virtude da ação de compostos à base de alumínio;
  • Se o que incomoda em seu suor é o odor, use desodorantes que contenham bactericidas em sua constituição.

Na academia…

  • Use roupas leves e que permitam a evaporações do suor;
  • Hidrate-se;
  • Mantenha sempre uma toalha por perto;
  • Exercite-se em locais bem arejados e ventilados.
  Transpiração
A transpiração acontece para que o corpo equilibre a temperatura corporal
Quando a perda de líquido através da transpiração é muito intensa o indivíduo pode ficar desidratado, sofrer queda de pressão e até mesmo desmaiar.No verão, as pessoas suam mais por causa do aumento da temperatura ambiente. Mas, normalmente, quem está acima do peso transpira mais, uma vez que o acúmulo de gordura tende a reter o calor. Para perder um quilo de gordura é necessário queimar 7720 calorias."


É verdade que a transpiração é essencial para o nosso organismo, pois regula a nossa temperatura interior e nos mantém a 37 graus. É ao nível do sistema nervoso autónomo simpático que são reguladas as glândulas sudoríparas, que cobrem a maioria do nosso corpo, sendo normal produzirem 100 ml por dia.
Existem 2 tipos de glândulas sudoríparas

As Écrinas
e
As Apócrinas


Nenhum comentário:

Postar um comentário