quarta-feira, 1 de maio de 2013

Dia da Literatura Brasileira


A data é uma homenagem ao aniversário de José de Alencar, um dos maiores escritores da literatura brasileira, nascido em 1829 e autor de obras que marcaram época como Iracema e O Guarani.


José de Alencar
 JOSÉ MARTINIANO DE ALENCAR
Nascimento: 01/05/1829, Mecejana, Ceará, Brasil
Filiação: José Martiniano Pereira de Alencar (sacerdote, presidente da Província do Seará e senador) e Ana Josefina
Casamento: Ana Cochrane, de apenas 18 anos (1864 a 12/12/1877, sua morte): 6 filhos (incluindo Augusto e Mário - este, também escritor e suspeito de ser filho de Machado de Assis)
Falecimento: 12/12/1877, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Tuberculose
Romancista, teatrólogo, crítico e político conservador; viaja para a Bahia através do sertão, numa jornada que jamais esqueceria (1838) e começa a estudar no Rio de Janeiro (1840), formando-se em Direito em São Paulo (1850); radicado no Rio de Janeiro, exerce a advocacia e colabora com jornais como "Correio Mercantil" e "Diário do Rio de Janeiro" (1851); funda a revista "Ensaios Literários"; primeiro romance: "Cinco Minutos" (1856); primeira peça: "O Crédito" (1857); Deputado pelo Ceará (1861 a 1877) e Ministro da Justiça no gabinete do Visconde de Itaboraí (16/07/1868 a 09/01/1870, quando se demite); escreve ao Imperador 2 séries de "Cartas a Erasmo" (1865 e 1867), analisando a política do país e, nativista e escravocrata, é autor de obras como "O Guarani" (1857), "Iracema" (1865, epopéia sobre a origem do CE), "Senhora" (1875), etc; membro da ABL (Academia Brasileira de Letras) e já enfermo, viaja para a Europa (1876).
"À têmpera d'alma sucede o mesmo que à têmpera do aço: em sendo boa, quanto mais se lhe calca, mais forte ela brande".  
]



A literatura brasileira é marcada pelas escolas literárias e cada uma delas traz um momento diferente e de extrema importância. Para quem não sabe as escolas literárias são Quinhentismo, Barroco, Neoclassicismo ou Arcadismo, Romantismo, Realismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré – modernismo, Modernismo e Neo – Realismo.
Quinhentismo que é onde tudo começou no século XVI, essa escola representa a fase inicial da literatura brasileira. Quem se destacou nessa época foi o padre José de Anchieta que escrevia seus poemas, cartas, entre outras e resolveu catequizar os índios, também nessa época temos Pero Vaz de Caminha que escrevia as cartas de Pedro Álvares Cabra, também escreveu um diário com informações do Brasil para serem mandadas a Portugal para informar o rei do que estava se passando na viagem.
Período Barroco século XVII, essa escola é marcada por conflitos espirituais, ou seja, a oposição do mundo material com o mundo espiritual. Os textos eram escritos destacando a angustia e a oposição desses dois mundos. Os principais autores desse período são Padre Antonio Vieira, Bento Teixeira e Gregório de Matos Guerra.
Neoclassicismo ou Arcadismo século XVIII, é a época em que as abordagens do período barroco são deixados de lado e surgem a razão e o objetivismo. A linguagem que até então era muito complexa foi substituída por uma linguagem mais fácil. Principais escritores da época são Frei José de Santa Rita Durão, Tomas Antonio Gonzaga, Basílio da Gama e Claudio Manoel da Costa.
Romantismo século XIX, é marcado pela chegada da familia real e pela Independência do Brasil. É período do individualismo, do romance, dos sonhos, do uso de metáforas. Os principais autores dessa época são Castro Alves, José de Alencar, Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Junqueira Freire e Teixeira e Silva.
Realismo segunda metade do século XIX, a literatura romântica entrou em declínio e os autores aproveitaram para escrever seus textos falando sobre os conflitos e os problemas do ser humano. Os principais autores dessa época são Machado de Assis, Aluisio de Azevedo e Raul Pompéia.
Parnasianismo final do século XIX e inicio do século XX, escrevia com uma linguagem mais culta e rebusca, usavam temas mitológicos e faziam uma descrição super detalhada. Os principais autores dessa época foram Vicente de Carvalho, Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correa.
Simbolismo final do século XIX, os poetas dessa época escreviam muito sobre religiosidade, sonhos e morte. Os principais foram Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens.
Pré – Modernismo de 1902 a 1922, é marcado pela busca de valores dos problemas sociais e valores tradicionais, regionalismo, linguagem coloquial e positivismo. Os principais autores Euclides da Cunha, Augusto dos Anjos e Monteiro Lobato.
Modernismo de 1922 a 1930, como o próprio nome diz, abordava temas do cotidiano, acontecimentos modernos, eram escritos com palavras diretas. Os principais escritores são Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Cassiano Ricardo, Mario de Andrade e Alcântara Machado.
Neo – Realismo de 1930 a 1945, são retomados alguns temas como assuntos religiosos, problemas sociais do país, criticas e denuncias. Os principais autores dessa época são Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes.

Fonte: alienado.net 

Nenhum comentário:

Postar um comentário