segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A pimenta combate a gordura e tem seus benefícios


Cientistas da Daegu University, na Coreia do Sul, publicaram novas evidências de que a capsaicina, substância que dá ardência à pimenta, pode ajudar na perde de peso e combater o acúmulo de gordura, provocando algumas modificações benéficas em proteínas do nosso corpo. O estudo, que pode dar novos rumos ao tratamento da obesidade, foi publicado no Journal of Proteome Research.

De acordo com os experimentos, a capsaicina pode ajudar a combater a obesidade, diminuindo a ingestão calórica, reduzindo o tecido adiposo e os níveis de gordura no sangue. Ninguém, no entanto, sabe exatamente como a substância consegue desencadear esses efeitos benéficos. No esforço de encontrar respostas a esse dilema, os cientistas alimentaram ratos de laboratório com dietas ricas em gordura, com ou sem capsaicina. Aqueles que receberam a capsaicina perderam 8% de seu peso corporal e apresentaram alterações nos níveis de pelo menos 20 importantes proteínas presentes na gordura. Tais proteínas alteradas trabalham na quebra do tecido gorduroso. "Essas mudanças fornecem conhecimentos moleculares valiosos sobre o efeito antiobesidade da capsaicina", publicaram os cientistas.

A obesidade é uma grande ameaça à saúde pública do mundo, e está ligada a diabetes, doenças cardíacas, pressão alta e outros problemas de saúde, de acordo com Jong Won Yun, o líder da pesquisa, e sua equipe.

A pimenta e seus benefícios

Fruto nativo das Américas, a pimenta é um dos condimentos mais antigos da culinária e é muito apreciado pelos brasileiros.

Existem mais de 50 tipos de pimentas e podem ser encontradas de várias maneiras: in natura, em pó, em flocos e em óleos. Esse tempero harmoniza os pratos e dá um toque mais que especial às receitas. E além de tudo isso, faz um bem enorme a nossa saúde.

A pimenta faz bem à saúde e seu consumo é benéfico para quem tem enxaqueca. A substância química que dá à pimenta o seu caráter ardido é a capsaicina, a qual também possui propriedades benéficas à saúde. Ela provoca a liberação de endorfinas, substâncias que provocam uma sensação de bem-estar.

As substâncias picantes das pimentas melhoram a digestão, estimulando as secreções do estômago. Possuem efeito antiflatulência (anti gases intestinais e estomacais). Favorecem a cicatrização de feridas. Existem estudos que demonstram que a pimenta é um potente antioxidante (antienvelhecimento) e anti-inflamatório. Segundo pesquisas, a pimenta ainda possui propriedades anticâncer.

Curiosidades sobre as pimentas

A pimenta traz consigo alguns mitos, como por exemplo o de que provoca gastrite, úlcera, pressão alta e até hemorróidas. Nada disso é verdade. Por incrível que pareça, as pesquisas científicas mostram justamente o oposto! Muitos dos benefícios da pimenta estão sendo investigados neste exato momento, pela comunidade científica e farmacêutica, originando alguns dos projetos de pesquisa mais picantes deste início de terceiro milênio.

A substância química que dá à pimenta o seu caráter ardido é exatamente aquela que possui as propriedades benéficas à saúde“, de acordo com Dr. Alexandre Feldman.

A pimenta já não é mais considerada apenas um condimento, é também um poderoso remédio contra o colesterol, doenças de estômago, doenças cardiovasculares e dor de cabeça. Além disso, ainda é uma excelente arma contra o mau humor e, como se não bastasse, um produto afrodisíaco, segundo o Ministério da Saúde.  Ela é uma excelente fonte de Cálcio, Ferro e Vitamina C e A.

A substância Capsaicina, encontrada nas fibras internas dos frutos (sementes) e responsável pela ardência, é capaz de transformar parte das calorias dos alimentos em calor, acelerando o metabolismo, reduzindo a gordura no sangue, estimulando a sensação de saciedade e a consequentemente auxilia no emagrecimento.


Como preparar pimenta em conserva

Como escolher uma pimenta

A pimenta deve estar lisa, cor viva e aparência brilhante, sem manchas. E uma dica para ver se ela está fresca: observar se o cabo da mesma está bem verde.  Em sua casa, conserve a pimenta na geladeira, em pacotes bem fechados, que pode durar até duas semanas.  As pimentas que estão em conserva, nas embalagens está descrito a data de validade delas.

E se você quiser plantá-las em casa  nas hortinhas caseiras ou em vasos (para apartamentos), elas podem durar anos.


As principais pimentas cultivadas no Brasil
  • Malagueta – ela é da cor vermelha ou verde, de origem brasileira, é muito popular e é otima como tempero noprato arroz com feijão.
  • Dedo de moça – da cor vermelha, é a mais consumida em todo Brasil,. Ela fica deliciosa em doces cremosos e molhos por ter um aroma suave.
  • Biquinho – de cor vermelha, esta pimenta é ideal para um gostinho todo especial em molhos de carnes e massas leves.
  • Jalapeño – de cor verde ou vermelha, é considerada uma pimenta aromática  e a pimenta mais utilizada na culinária mexicana.
  • Comari – ela é encontrada na cor, verde, vermelha e amarela. Com um aroma pouco pronunciado, combina com molhos cozidos para carnes brancas.
  • Bode – de cor vermelha ou amarela, ela é indicada para caldos e molhos, especialmente aos que acompanham peixes.
  • Cambuci adocicada – de cor verde, tem formato de sino e se conserva melhor o frescor se acrescentada ao final do preparo dos pratos.

Fonte: Época e Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário