quinta-feira, 25 de outubro de 2012

25 de Outubro - Dia da Democracia


A data da morte do jornalista Vladimir Herzog, em 1975, é considerada o ponto de partida para a retomada do processo democrático no Brasil. Herzog morreu no dia 25 de outubro de 1975, durante uma sessão de tortura, na Rua Tomás Carvalhal, 1.030, no bairro do Paraíso, em São Paulo, num prédio utilizado pelo Destacamento de Operações Internas - Comando Operacional de Informações do II Exército - Doi-Codi. A morte do jornalista provocou a primeira reação popular contra a tortura, prisões arbitrárias e desrespeito aos direitos humanos.
Democracia é um sistema político que se baseia na soberania do povo, com restrição dos poderes do Estado. Prevalece a vontade da maioria e o respeito aos direitos da minoria. Prevê liberdade eleitoral, divisão de poderes e garantias e direitos fundamentais a toda a população. As sociedades democráticas são governadas pelos representantes do povo e os democratas acreditam na democracia, convivem igualitariamente com todas as classes sociais e aceitam todas as facções políticas.
Vladimir Herzog
VLADO HERZOG
Nascimento: 27/06/1937, Osijek, Iugoslávia (atual Croácia)
Filiação: Zigmundo Herzog e Zora - família judaica
Casamento: Clarice (2 filhos)
Falecimento: 25/10/1975, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Torturado e assassinado nas dependências do DOI-CODI (depois de apresentar-se voluntariamente para um interrogatório; oficialmente, é encontrado enforcado com sua própria gravata)
Jornalista, professor e dramaturgo; vem para o Brasil com a ascensão do nazismo (anos 1940) e naturaliza-se, formando-se em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1959); trabalha em diversas jornais, principalmente no "Estado de São Paulo" e, apaixonado por fotografia, milita no Partido Comunista Brasileiro; colabora na BBC de Londres (3 anos) e é Diretor de Jornalismo da TV CULTURA; opõe-se à Ditadura e atua no movimento de resistência; é tido como "símbolo da luta pela democracia, pela liberdade, pela justiça."
A palavra "democracia" tem origem no idioma grego démokratía, ou seja, dêmos 'povo' e kratía 'força, poder'. Assim, a democracia é o sistema de governo em que prevalece a vontade da maioria e o respeito aos direitos da minoria. As sociedades democráticas são governadas por representantes eleitos de forma direta e tem como ideias a liberdade, igualdade e fraternidade. Por ser tão importante na vida dos cidadãos tem um dia para ser comemorada: 25 de outubro. Não se sabe ao certo a origem da data, mas o importante é que na maioria dos países ela chegou para ficar!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário