quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Semente de Chia ajuda a emagrecer

 
Pequena no tamanho, mas grande em nutrição. Cem gramas de semente de chia, o que equivale a sete colheres de sopa, tem o dobro de potássio de duas bananas grandes, vinte vezes mais magnésio do que cem gramas de brócolis, cinco vezes mais cálcio do que meia xícara de leite integral.
A chia pode ser usada em várias receitas, como pães e bolos. Triturada, acompanha frutas e iogurtes. Os nutricionistas dizem que ela é uma arma poderosa para quem quer emagrecer e pode ser consumida pura. Bastam duas colheres de sopa por dia, meia hora antes do almoço e outra meia hora antes do jantar, com um copo de água.
O segredo desta semente está nas fibras. Dentro do estômago, em contato com a água, a chia forma uma espécie de gelatina, que retarda a fome. Esse gel no estômago dá saciedade porque o cérebro vai receber uma mensagem de que o estômago está cheio.
Há ainda outros benefícios. Ela é excelente para o intestino também por causa das fibras. Pessoas que tem prisão de ventre podem utilizar a chia para melhorar o funcionamento e quem está com o intestino mais solto pode utilizar para regularizar o fluxo.
Mas atenção, o excesso de chia pode levar ao ganho de peso. Não existe milagre para emagrecer, existe um equilíbrio da alimentação, seis refeições ao dia, comer de três em três horas, e ter uma gama de nutrientes diferenciados durante o dia. Não basta comer a chia e comer doce, pizza, pastel de forno, que a pessoa não vai emagrecer.

Fonte: Jornal Hoje / G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário