Nasceu Marie Guillemette Emilie de Rodat em 1787, em Chateau Druelles, Rodez, sul da França. Foi criada por sua avó e educada na Maison San-Cyr Villefrance e na idade de 18 anos passou a ser professora lá, tão grande era sua inteligência e dedicação.
Sentindo-se chamada para a vida religiosa ela entrou para três Ordens religiosas, mas não se sentia confortável em nenhuma delas, assim em 1815 ela começou a cuidar de crianças pobres por sua conta e em 1816 ela fundou uma escola de graça para crianças pobres, com 3 assistentes e 40 estudantes.
Isto foi a o alicerce da fundação de um instituto que mais tarde se tornou a famosa “Congregação Religiosa da Sagrada Família” em Villefrance, dedicada a educação em geral, mas com ênfase especial à educação religiosa. Ela trabalhava com grande esforço e energia e fundou nada menos de 38 instituições, algumas delas dedicadas a cuidar de mulheres em situação delicada, órfãs, prisioneiras, asilos de velhos religiosos e asilos de idosos em geral.
Diz a tradição que ela cuidava dos doente pessoalmente e curava alguns apenas com oração e sua benção. Assim sua fama se espalhou por toda a região e varias pessoas de todas as classes sociais vinham procura-la para conforto e cura. Faleceu em 19 de setembro 1852 e seu túmulo passou a ser local de peregrinação e inúmeros são os milagres creditados a sua intercessão.
Foi canonizada em 1950 pelo Papa Pio XII. Sua festa é celebrada no dia 19 de setembro.
Fonte: Cadê Meu Santo
Nenhum comentário:
Postar um comentário