quarta-feira, 25 de abril de 2012

Em 25 de abril de 1915 nascia a Primeira Dama da Canção, Ella Jane Fitzgerald

"Conhecida como "Primeira dama da Canção" ou "Primeira dama do Jazz", Ella queria ser dançarina. Sua mãe morrera de ataque cardíaco quando ela tinha 15 anos. Abusada pelo padrasto, com notas baixas na escola e matando aulas, uma tia a acolheria mas não ficaria com ela por muito tempo. Ella seria admitida num orfanato no Bronx e, posteriormente, quando o orfanato estava muito cheio, transferida para um reformatório em Hudson, no Estado de Nova York. Eventualmente ela escaparia e moraria por um tempo nas ruas de Nova York.

Ride 'Em Cowboy 1942
Seu início foi num concurso no Teatro Apollo quando ela tinha 17 anos, no dia 21 de novembro de 1934, no Harlem, em Nova York. Ela tinha ido a um evento chamado "Noite dos Amadores" para competir pelo prêmio de 25 dólares. Ela sobe ao palco com a intenção de dançar, mas intimidada por uma dupla local, as Irmãs Edwards, ela opta por cantar canções das irmãs Boswell "Judy" e "The object of my affection". Ela ganharia o primeiro prêmio. Depois disso, ela começaria a cantar regularmente com uma banda, que depois se levaria o seu nome.
Ella teve uma carreira de 59 anos e premiada por 13 Grammys.
O essencial de Ella Fitzgerald:

Ella Fitzgerald Sings the Cole Porter Songbook - 1956;

Ella Fitzgerald Sings the Duke Ellington Songbook - 1957 ;


Coletânia lançada em 1994 Pure Ella combina músicas dos anos na gravadora Decca dos álbuns  Ella sings Gershwin - 1950 e Songs in a Mellow Mood - 1954."




Ella Fitzgerald tem um album inteiramente gravado em Bossa Nova, no qual ela gravou canções de Tom Jobim:


Filme:
1955 - Pete Kelly's Blues - Ella faz Maggie Jackson.
Fonte:Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário