"A saliva tem várias funções: lubrifica e umedece o interior da boca para facilitar a fala e transformar os alimentos numa massa fácil de ser digerida; ajuda a controlar a quantidade de água no organismo (quando o corpo está com falta de água, a boca fica seca, surgindo a sede) e também tem a função de dificultar a cárie, ao circular na boca e remover restos de alimentos e bactérias.
Diariamente, passam pela boca 1 a 2 litros de saliva produzidos pelas glândulas salivares."
Diariamente, passam pela boca 1 a 2 litros de saliva produzidos pelas glândulas salivares."
Algumas propriedades da saliva:
Fonte:
http://neuroclinicajf.com.br
- Ação bactericida: a saliva possui enzimas que, cada uma de um jeito, matam bactérias. Cito: a histatina, a lisozima e a lactoferrina.
- Umidade e lubrificação: mantém úmidas a mucosa bucal, da faringe e das vias digestivas superiores em geral.
- Ação de limpeza e proteção: taí a função salivar que os dentistas mais apreciam. A saliva limpa os dentes e dificulta que as bactérias que causam as cáries (e os açúcares que elas consomem) se fixem aos dentes. Portanto, quem tem bastante saliva tem menos chances de ter cáries (ainda que isso dependa também da qualidade dessa saliva). Ainda, certas proteínas da saliva que se ligam ao cálcio ajudam a formar uma película que se comporta como uma membrana protetora.
- Defesa e imunidade: a saliva possui anticorpos, que protegem contra doenças.
- Remineralização dos dentes: a saliva está cheia de íons cálcio e fosfato e, quando eles faltam nos dentes, os dentes podem pegar emprestado da saliva. Cáries que estão querendo começar, dessa forma, podem ser paradas. Se tiver flúor (presente na água que bebemos e nas pastas de dente) na jogada, melhor ainda!
- Capacidade-tampão: a saliva tem a propriedade de manter o pH (a acidez) bucal em um padrão mais ou menos constante. E tudo o que as bactérias querem pra causar cáries nos nossos dentes é um ambiente ácido… então, saliva nelas! Ah, sabe o que deixa a nossa boca mais ácida? Açúcar. O açúcar é comida de bactéria e, após se alimentarem, as bactérias eliminam cocô ácido
produtos ácidos na nossa boca. - Preparação do bolo alimentar
Fonte:
http://neuroclinicajf.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário