sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Qual a diferença entre suco, néctar de frutas e refresco?

Depende da concentração de polpa, a parte comestível da fruta

http://api.ning.com/files/*y2C27gzk8ffTkh*4Vf5e8oSX8XV0gyjSXP5o9QqmwlC0HZ9AsjjDWVd*BMNzi57bt7Kk1DhkoTVdDF*yZxnhh6eWgLZ3zmS/sucos.jpg

"O tipo mais comum encontrado nos supermercados não é o suco, mas o néctar de frutas. Os fabricantes de bebidas só podem chamar de suco os produtos que tiverem cerca de 50% de polpa, a parte comestível da fruta. Já o néctar de frutas, que não tem nada a ver com flores, é mais doce e tem entre 20% e 30% de polpa de frutas - bem menos do que o suco.
A diferença entre os rótulos é evidente desde 2009, devido a uma lei obrigando os fabricantes a destacar no rótulo o que é néctar, refresco, suco etc. A nutricionista Tanise Amon colocou na balança todos os tipos à venda. "O número de calorias é equivalente, varia de 90 a 115 por copo. O que muda é a quantidade e qualidade do açúcar", explica.
Para pensar pilotando o carrinho Veja outros tipos daquilo que chamamos de "suco"
Refresco de fruta Campeã na concentração de açúcar, tem só 8% de polpa. Equivale a um refrigerante de frutas.
Suco em pó Deixa a desejar no quesito propriedades nutricionais e tem sódio, não recomendado a hipertensos.
Suco concentrado Tem menos açúcar que o néctar e é mais barato. Leva corantes, aromatizantes e conservantes.
Suco integral Alternativa mais cara ao néctar. Não tem conservantes e não é adoçado artificialmente. E vem pronto."

Nada melhor do que se hidratar no verão. Encontramos grande variedade de frutas e sabores para incrementar a época mais quente do ano. Mas você sabe a diferença entre sucos, néctar e refrescos? 
Várias são as diferenças entre os três tipos de hidratantes. O teor de suco de fruta presente na bebida é o principal fator que os diferencia. Para começar, os sucos possuem a fruta completamente madura e sadia, não podem conter aromas ou corantes artificiais e a quantidade máxima de açúcar adicionada é de 10% de seu volume. Os sucos de frutas tropicais podem ser encontrados diluídos em água, contendo uma proporção mínima de 35% de polpa, dependendo do sabor, como açaí, manga ou cupuaçu. É proibida a adição de aromas e corantes artificiais.
Já o néctar tem uma concentração menor da polpa, que varia de 20% a 30% conforme a fruta, e pode receber aditivos, como corantes e conservantes. A diferença básica é que o néctar não tem a obrigatoriedade de conservar todas as características originais de um suco natural de fruta. Pode ser adoçado.
O refresco, por sua vez, possui um teor ainda menor de polpa de fruta (entre 10 a 20%). Do ponto de vista nutricional, é a bebida menos rica, pois contém menores quantidades de vitaminas e sais minerais. É permitida a adição de açúcar, corantes e aromatizantes, com ou sem adição de açúcares.
Antes de comprar uma bebida, verifique no rótulo suas características e veja se elas atendem à sua necessidade! Fique ligado! 

Fontes: Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec);Tanise Amon, nutricionista do Instituto de Metabolismo e Nutrição (Imen)

Nenhum comentário:

Postar um comentário