quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Monitorando Ações de Mídias Sociais com o Google Analytics

 
O novo Google Analytics, ainda em beta, vem recebendo constantemente novas funcionalidades. Uma dessas novas funcionalidades é um modo mais correto para medir interações de social media: “_trackSocial”. O trackSocial assemelha-se muito ao trackEvent, até mesmo porque esse era o mais usado anteriormente para analisar interações de mídias sociais.
Como inserir o _trackSocial?
O código deve ser inserido nos botões de mídias sociais do seu site.
Exemplo:
<a href=“http://www.twitter.com/saviolp” onClick=”_gaq.push(['_trackSocial', Rede Social, Ação Social, Opcional – Alvo da Ação, Opcional - Caminho da Ação]);”>twitter</a>
Os parâmetros:
  • Rede Social: Insira o nome da Rede Social para qual a ação é direcionada. Exemplo: Facebook, Twitter, linkedin, Orkut,…
  • Ação Social: Descreva a ação do botão. Exemplo: ReTweetar, Share, Like.
  • Alvo da Ação: É um parâmetro opcional e serve para identificar a página que sofreu a ação. Aconselha-se a inserção do título da página nesse parâmetro.
  • Caminho da Ação: Também é um parâmetro opcional e funciona principalmente para PageViews virtuais. Aconselha-se a inserção dos parâmetros da URL que aparecem após o site. Exemplo: em “www.saviolp.com/metricas/monitorando-acoes-de-midias-sociais-com-o-google-analytics”, apenas “/metricas/monitorando-acoes-de-midias-sociais-com-o-google-analytics” seria inserido.
Como vocês podem observar, eu não citei o Google +1 nos exemplos. A verdade é que, por padrão, os botões do Google +1 já são monitorados corretamente no relatório de Social do Google Analytics.
Agora, o que é interessante observar nos relatórios que surgem a partir desse método de tracking? Se o seu foco for link building, você pode comparar o aumento de links vindo de referências de redes sociais com o aumento do uso de seus botões sociais; outra informação importante é o interesse do seu consumidor, às vezes o conteúdo que você menos tem no seu site é aquele que o consumidor mais se interessa; e até mesmo para compreender a evolução do engajamento do seu público.

Por Saviolp

Um comentário:

  1. Olá Val,

    Você poderia inserir um link do meu blog (www.saviolp.com) como a fonte desse post, por favor.

    Att.

    Sávio

    ResponderExcluir