quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Em 20 de agosto de 1823 a brasileira Maria Quitéria de Jesus,recebe das mãos do imperador D. Pedro I a medalha como Heroina, na luta pela Independência. Ela que foi a 1a.Mulher a alistar-se no Exército brasileiro, vestida com trajes masculinos.


Maria Quitéria de Jesus Medeiros entra para o RankBrasil em 2013 por ter sido a Primeira mulher a integrar uma unidade militar no país.
A recordista nasceu em 27 de julho de 1792, em São José de Itapororocas, na antiga Província da Bahia. Em 1822, o Recôncavo Baiano lutava contra o domínio português, que se negava a reconhecer a independência do Brasil.


Nesta situação de instabilidade política, a necessidade de efetivos fez com que a Junta Conciliadora de Defesa, que era sediada na cidade de Cachoeira – BA, conclamasse os habitantes da região a se alistarem para combater os portugueses.
Apesar de ser mulher, Maria Quitéria, uma humilde sertaneja baiana, atendeu ao chamado, motivada pelos ideais de liberdade. Contrariada pelo pai, fugiu de casa com o uniforme de um cunhado. Inicialmente, ela atuou disfarçada de homem, no Corpo de Artilharia e depois, no de Caçadores, com nome de Soldado Medeiros.



No final de 1822, já revelada sua identidade feminina, ela se incorporou ao Batalhão dos Voluntários de D. Pedro I, tornando-se oficialmente a primeira mulher a assentar praça numa unidade militar do Brasil. De armas na mão e muita habilidade, participou de vários combates, passando a ser referência do heroísmo da mulher brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário