sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

13 de Fevereiro - Mata Hari é presa



No dia 13 de fevereiro de 1917, é presa a mais famosa espiã do mundo: Mata Hari. A mulher que colecionava amantes entre as mais eminentes personalidades de sua época, entrou para o setor de espionagem durante a I Guerra. Ela seria condenada à morte alguns meses depois. 

Mata Hari, nome artístico de Margaretha Geertruida Zelle, (Leeuwarden, 7 de agosto de 1876 — Vincennes, 15 de outubro de 1917) foi uma dançarina exótica que foi acusada, condenada e executada por espionagem durante a Primeira Guerra Mundial.

Mata Hari era filha de um empresário com uma descendente de javaneses. 


No início do século XX, depois de uma tentativa fracassada de se tornar professora, um casamento igualmente fracassado e de ter dois filhos, ela se mudou para Paris.

Ela posava como uma princesa javanesa e se tornou uma dançarina exótica. 

Seu pseudônimo Mata Hari quer dizer sol (mais literalmente "olho do dia") em malaio e língua indonésia. 


Ela também foi uma cortesã que teve casos amorosos com vários militares e políticos.
fez várias excursões pela Europa e, quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial, passando por sérias dificuldades financeiras, tornou-se espiã sob as ordens do cônsul alemão na França, travando conhecimento com numerosas personalidades influentes. 

Após uma visita ao adido militar alemão em Madri, foi presa, quando voltava a Paris e condenada à morte.

A dançarina de origem holandesa foi acusada de ter causado a morte de 50 mil soldados franceses ao revelar segredos oficiais dos aliados às autoridades alemãs. 


Em 1917 ela foi a julgamento na França acusada de atuar como espiã e também como agente dupla para a Alemanha e França. Foi considerada culpada e no dia 15 de outubro do mesmo ano fuzilada.

Existem numerosos rumores em torno de sua execução. Um dos mais fantasiosos diz que os soldados do pelotão de fuzilamento tiveram de ser vendados para não sucumbir a seu charme. 

Outra história cita que Mata Hari jogou um beijo aos seus executores antes que começassem a disparar. 


Uma terceira versão diz que ela não só jogou um beijo, mas também abriu a túnica que vestia e morreu expondo o corpo completamente nu.



Existe um último e mais complicado rumor (e ainda assim um dos mais persistentes). De que Mata Hari estaria estranhamente serena durante o fuzilamento. 

O filme de 1931, "Mata Hari", descreve seus últimos dias de vida. 


Greta Garbo interpretou o papel principal. 

Existe uma outra versão do filme Mata Hari de 1985 com a atriz holandesa Sylvia Kristel.

"As evidências indicam que ela era inocente"

"Ela era uma exímia dançarina e a melhor cortesã da época. 


Não tinha quaisquer refreios morais contra o sexo e chegava a cobrar 100 francos franceses por uma noite. 

"Acho absurdo pensar que ela tenha sido uma espia. Mata Hari não poderia nunca ser clandestina - ela atraía todas as atenções" 


"Quando Mata Hari foi presa, a guerra já tinha devastado a França. Ela era estrangeira, sensual, tinha envolvimentos amorosos com várias pessoas e vivia uma vida de luxo, enquanto os parisienses andavam rotos e passavam fome. Havia um grande ressentimento contra ela"


"Mata Hari foi bode expiatório, não espiã"

Afirmou à Reuters Pat Shipman, professora de antropologia na Universidade da Pensilvânia. 


Uma cortesã que ficou para a História

Mata Hari nasceu na Holanda e figura no registo civil com o nome de Margaretha Gertruida Zelle. 

Muito jovem, casou com um militar muito mais velho do que ela e partiu para a Indonésia, onde aprendeu as artes do amor e da dança que a tornaram célebre.


Contam as pistas que o marido a contaminou com sifilis, doença que também matou o seu primeiro filho. Com a morte da criança, o casal regressou à Holanda, onde a segunda filha acabou também por falecer.

As mortes dissolveram o casamento e Margaretha migrou para França onde começou a trabalhar num circo. 


Com os conhecimentos adquiridos em Java, conseguiu os seus primeiros empregos como dançarina exótica e nasceu Mata Hari.

Com a atitude sedutora e expansiva que a caracterizava, depressa começou a crescer nos circuitos artísticos de Paris. Dançando nua, ou muito pouco vestida, no periodo anterior à I Guerra Mundial, a holandesa começou a criar uma aura de exotismo e mistério à sua volta.


A fama levou-a a atuar pelos mais diversos palcos da Europa e trouxe-lhe mais amantes, na sua maioria aristocratas ou militares. Quando se deu a eclosão da I Grande Guerra, a bailarina começou a ser encarada como uma possível espiã dupla. 


Quando regressou a Paris, depois de uma curta digressão, foi de imediato detida pelas autoridades francesas. 

Não conseguindo dar um alibi conveniente para os crimes de que era acusada, foi ao pelotão de fuzilamento.


Depois de executada, Mata Hari teve a cabeça cortada e exposta no museu de crimes da França. Em 2000, pesquisadores descobriram que a cabeça desapareceu.


"Na verdade ela não dançava direito, mas sabia tirar cada peça de roupa, uma a uma, e mexer sua pele morena", escreveu a escritora francesa Colette.

Nenhum comentário:

Postar um comentário