sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

30 de Janeiro - Dia Mundial da Não Violência


Desde 1948, devido ao assassinato do líder pacifista Mohandas Karamchand Gandhi, o mundo celebra a data de 30 de janeiro (próxima sexta-feira) como o Dia Mundial da Não Violência, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para cultivar a educação para a paz, a solidariedade e o respeito pelos direitos humanos.

A data refere-se a uma série de conceitos sobre moralidade, poder e conflitos que rejeitam completamente o uso da violência nos esforços para a conquista de objetivos sociais e políticos. E a não violência é exercida por meio de uma cultura de paz, através do respeito ao próximo, mediação de conflitos e uma educação que torne os seres humanos mais preparados para enfrentar pacificamente as adversidades do dia a dia.

Gandhi, também popularmente conhecido como Mahatma (“grande alma” ou “alma iluminada”), nasceu na Índia, em 1869. Ele é considerado um dos principais expoentes do pacifismo e da luta pelo respeito e realização dos direitos humanos e da justiça.

Mahatma estudou Direito na Inglaterra e foi trabalhar como advogado na África do Sul, onde tiveram início suas ações de protesto não violento contra o racismo, baseadas na resistência pacífica e na não cooperação com as autoridades.

Depois de vários anos de luta, Gandhi conquistou melhorias para a comunidade indiana na África do Sul e voltou para a Índia, visando lutar pela sua independência, pois o país era uma colônia do Império Britânico. Muito devido a seus esforços, a Índia conquistou a independência em 1947.

Mohandas K. Gandhi teve grande influência entre as comunidades religiosas hindus e muçulmanas da Índia. Porém, a tensão entre os dois grupos era enorme e resultou no surgimento do Paquistão, país de maioria muçulmana. Foi por tentar unificar hindus e muçulmanos que Gandhi acabou assassinado por um hinduísta radical, no dia 30 de janeiro de 1948.

 

A “NÃO VIOLÊNCIA” é exercida através de uma Cultura de Paz que implica o respeito ao próximo, a mediação de conflitos, a educação para as emoções que formam seres humanos mais preparados para enfrentar pacificamente as adversidades cotidianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário