domingo, 12 de outubro de 2014

12 de Outubro de 1808 - Criação do Banco do Brasil



Em 1921, o Banco do Brasil passou por uma crise, resultado de um grande saque feito pela família Real. Depois da Independência do Brasil, a crise do Banco do Brasil se tornou ainda mais grave.

Em 1833, o Banco acabou liquidado, mas foi reaberto no mesmo ano. O banco ressurgiu com um capital de 10.000 contos de réis, graças a Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá.


A segunda fase da história do Banco do Brasil começou em 1851. A partir desse ano, a instituição financeira começou a ficar mais forte. Em 1853, o Banco do Brasil se fundiu com o Banco Comercial do Rio de Janeiro.

A fase lucrativa do Banco do Brasil começou graças à liderança do Visconde de Itaboraí. Em 1888, depois da abolição da escravatura, o Banco do Brasil foi o primeiro a abrir linhas de crédito para que os fazendeiros buscassem imigrantes europeus para trabalhar nas lavouras de café.

A história do Banco do Brasil passou a se confundir com a história do próprio país. A instituição financeira foi extremamente importante para o desenvolvimento do Brasil.

Em 1960, a sede do Banco foi transferida para Brasília. Em 1969 foi inaugurada a filial do BB em Nova Iorque. E em 1973, as ações do Banco do Brasil começaram a ser negociadas na Bolsa de Valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário