quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Vitamina A

A vitamina A é fundamental para o fortalecimento dos dentes, ossos, cabelos etc. Veja no post os alimentos que são fontes dessa vitamina.
As vitaminas são complementos fundamentais em nossas vidas, muitas delas temos que buscar através de alimentos e fontes já que o organismo não consegue suprir todas as necessidades, com isso começam as manifestações de carência no corpo.

Considerada uma das mais importantes, a vitamina A foi descoberta no século XX por pesquisadores tendo um papel muito bem definido no exercício da visão, especialmente na capacidade de enxergar no escuro. Os metabólicos dessa vitamina acabam se associando a outras proteínas que ajudam a formar o pigmento conseguindo se adequar do claro para o escuro.

Causas da deficiência da Vitamina A

Além de causar a cegueira noturna, o déficit de vitamina A acaba ressecando o revestimento transparente do olho (córnea) e a membrana sobre o branco dos olhos, caso não seja tratada poderá ocorrer o problema de xeroftalmia, que são lesões irreversíveis capazes de causar a cegueira e outros problemas de visão.

No mundo uma das principais causas de cegueira é causada pela deficiência de vitamina A no organismo.

Benefícios da Vitamina A

Mas ela também tem os seus benefícios que são muitos, como a importância do desenvolvimento correto de ossos, dentes e fortalecimento dos cabelos. Além de estudos recentes constatarem que a vitamina A é muito importante para a formação normal de um espermatozoide gerando um feto mais saudável.

Outro fator importante de se consumir a vitamina A, que ela ajuda na boa conservação da pele para que se mantenha firme e saudável por mais tempo. Porém, o consumo deve ser contínuo e o resultado a médio e longo prazo, quando adquirida corretamente garante que as membranas mucosas dos tratos gastrointestinais e respiratórias sejam mais saudáveis, isso reflete no combate a infecções.

Alimentos que contenham vitamina A
Para que você possa incluir em suas refeições os alimentos que são as principais fontes de vitamina A, veja abaixo a lista com alguns deles.
Batata doce.
Fígado de boi.
Melão.
Cenoura.
Ervilha.
Abóbora.
Espinafre.
Leite.
Gema de ovos.
Queijos.
Abacate.
Acelga.
Caju.
Pêssego.
Brócolis.
Maçã.
Tucumã.
Couve.
Taioba.

Portanto, tente incluir alguns desses alimentos naturalmente em suas refeições para que se torne mais saudável e possa suprir todas as necessidades de vitaminas de seu organismo.


Fonte: http://dominador.net/o-que-e-vitamina-a/

Nenhum comentário:

Postar um comentário