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| Auto retrato |
Cézanne é considerado por muitos críticos o pai da arte moderna e o maior dos pintores pós-impressionistas. Ele contribuiu para mudar o modo como as pessoas viam a arte no século XX, mas permaneceu pouco conhecido durante a maior parte de sua carreira, preferindo pintar na paz e no silêncio do campo.
Cézanne era um homem reservado e não se dava bem com outras pessoas, incluindo sua família e os amigos. Na maioria das vezes, evitava o alvoroço de Paris.
Amigo de infância do escritor Émile Zola, essa amizade desempenhará um papel importante no conhecimento da vida do pintor.
Cézanne era um homem reservado e não se dava bem com outras pessoas, incluindo sua família e os amigos. Na maioria das vezes, evitava o alvoroço de Paris.
Amigo de infância do escritor Émile Zola, essa amizade desempenhará um papel importante no conhecimento da vida do pintor.
Cézanne chegou finalmente em Paris em 1861, matriculou-se na Academia Suíça, um ateliê onde os artistas podiam pintar modelos vivos pagando uma taxa, não sendo aceito na Escola de Belas Artes, 5 meses depois retornou para sua cidade.
Um ano trabalhando no banco com seu pai, mas participando das aulas gratuitas de desenho, Cézanne partiu novamente para Paris no final de 1862.
O pintor desenvolveu um estilo de pintura incomum, aplicando as cores em camadas grossas na superfície da tela com uma espátula. Essa técnica é conhecida como impasto.
Um ano trabalhando no banco com seu pai, mas participando das aulas gratuitas de desenho, Cézanne partiu novamente para Paris no final de 1862.
O pintor desenvolveu um estilo de pintura incomum, aplicando as cores em camadas grossas na superfície da tela com uma espátula. Essa técnica é conhecida como impasto.
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| O Assassinato |
Isso criava um efeito de força e energia, mas, como era inusitado, a maioria das pessoas considerava ridículo. A partir, aproximadamente de 1867 Cézanne começou a pintar cenas estranhas e violentas como O Assassinato.
Durante esse período, Cézanne talvez tenha sido influenciado por um movimento anterior conhecido como Romantismo, e em especial pelo artista francês Eugéne Delacroix. O impulso principal, no entanto, vinha da própria personalidade de Cézanne.
O pintor retornou para casa em Aix durante o verão de 1868, mas voltou em Dezembro, em 1869 conheceu uma jovem chamada Hortense Fiquet de 19 anos, sua influência tranquila talvez tenha sido responsável pelo afastamento de Cézanne da violência que retratava em seus quadros. Ele voltou com Hortense em setembro de 1870 fugindo da guerra contra a Prússia, dedicando-se a pintar paisagens, um interesse que perduraria até o fim de sua vida.
Cézanne pintava ao ar livre diante da própria paisagem.Durante esse período, Cézanne talvez tenha sido influenciado por um movimento anterior conhecido como Romantismo, e em especial pelo artista francês Eugéne Delacroix. O impulso principal, no entanto, vinha da própria personalidade de Cézanne.
O pintor retornou para casa em Aix durante o verão de 1868, mas voltou em Dezembro, em 1869 conheceu uma jovem chamada Hortense Fiquet de 19 anos, sua influência tranquila talvez tenha sido responsável pelo afastamento de Cézanne da violência que retratava em seus quadros. Ele voltou com Hortense em setembro de 1870 fugindo da guerra contra a Prússia, dedicando-se a pintar paisagens, um interesse que perduraria até o fim de sua vida.
Em 1872, nasce o filho de Cézanne com Hortense, a família passou a maior parte de 1872 e 1873 em um vilarejo próximo de Paris, ali Cézanne se aproximou do pintor impressionista Camille Pissarro, que tinha conhecido em Paris em 1861. Todos os dias Cézanne caminhava até a casa de Pissarro e os dois trabalhavam lado a lado ao ar livre.
Cézanne aprendeu técnicas impressionistas com Pissarro, talvez o único artista de quem Cézanne aceitou aprender algo. O jovem pintor raramente fazia elogios, mas chamava Pissarro de "o humilde e colossal Pissarro".
Cézanne aprendeu técnicas impressionistas com Pissarro, talvez o único artista de quem Cézanne aceitou aprender algo. O jovem pintor raramente fazia elogios, mas chamava Pissarro de "o humilde e colossal Pissarro".
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| A Casa do homem enforcado |
Em 1874, na primeira exposição impressionista, foram expostas 3 telas de Cézanne, uma delas, A Casa do homem enforcado, foi vendida.
Esse quadro é considerado uma obra-prima do período impressionista de Cézanne, o impacto do Impressionismo e a influência de Pissarro são evidentes na mudança radical de tonalidade geral do quadro. Os tons são muito mais luminosos que em Alameda de Castanheiros no Jas de Bouffan. No entanto, as formas sólidas construídas com a aplicação gradual de diferentes camadas de tinta mostram que Cézanne não se satisfazia em simplesmente copiar os impressionistas. Ele adaptava suas técnicas, criando um estilo inteiramente próprio.
Esse quadro é considerado uma obra-prima do período impressionista de Cézanne, o impacto do Impressionismo e a influência de Pissarro são evidentes na mudança radical de tonalidade geral do quadro. Os tons são muito mais luminosos que em Alameda de Castanheiros no Jas de Bouffan. No entanto, as formas sólidas construídas com a aplicação gradual de diferentes camadas de tinta mostram que Cézanne não se satisfazia em simplesmente copiar os impressionistas. Ele adaptava suas técnicas, criando um estilo inteiramente próprio.
Em 1875 Cézanne conheceu Victor Chocquet, um funcionário da alfândega cuja mulher tinha recebido uma boa herança, Chocquet chegou a comprar 36 quadros de Cézanne.
Os dois ficaram amigos graças ao interesse comum pela obra de Eugéne Delacroix, Chocquet se tornou um dos mais importantes colecionadores de arte francesa do século XIX. Em Agosto de 1877, contrariando seu comportamento habitual, Cézanne começou a se relacionar socialmente, frequentando um café chamado Nouvelle Athénes, em Paris, participando de jantares com Manet e o escritor Mallarmé.
Seu estilo se tornou mais firme, e Cézanne se sentia mais confiante, o retrato de Hortense, é admiravelmente original, com traços calmos e serenos. A composição, com cores complementares assegura força e solidez a cada área do quadro, até mesmo o papel de parede.
Seu estilo se tornou mais firme, e Cézanne se sentia mais confiante, o retrato de Hortense, é admiravelmente original, com traços calmos e serenos. A composição, com cores complementares assegura força e solidez a cada área do quadro, até mesmo o papel de parede.
Em 1878, Cézanne decide deixar a capital e voltar ao sul da França para passar um tempo com a família, pouco depois de sua chegada o pai de Cézanne descobre sobre sua esposa e filho e o ameaça cortar a mesada. Em dificuldade, Cézanne foi forçado a pedir dinheiro a seu amigo, o escritor Émile Zola.
Mais tarde o pai de Cézanne aceitou o casamento e aumentou a mesada.
No começo de 1879, Cézanne mudou-se para Melun, perto de Paris onde passava o tempo pintando paisagens locais.
Mais tarde o pai de Cézanne aceitou o casamento e aumentou a mesada.
No começo de 1879, Cézanne mudou-se para Melun, perto de Paris onde passava o tempo pintando paisagens locais.
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| A Ponte de Maincy |
A Ponte de Maincy é um exemplo de seu trabalho de "pincelada construtiva", em que marcas de pincel bem pronunciadas se organizam em blocos paralelos. Isso cria um padrão de superfície forte e aumenta muito o impacto de seus quadros. No entanto, apesar dos esforços de Cézanne, suas obras continuavam a ser recusadas no Salão - com exceção de um auto-retrato incluído na exposição de 1882.
Cézanne se mudou para Pontoise em 1881 e mais tarde para L`Estaque, no sul. Lá ele foi visitado em 1882 por Renoir, eles passaram um mês pintando juntos, até que Renoir foi acometido de pneumonia. Cézanne cuidou de Renoir ao longo de sua doença.
No início dos anos 1880, Cézanne passou a maior parte do tempo em Provença, logo apenas alguns colegas pintores, como Monet e Renoir, que visitaram Cézanne no inverno de 1883, sabiam que ele continuava pintando.
Cézanne se mudou para Pontoise em 1881 e mais tarde para L`Estaque, no sul. Lá ele foi visitado em 1882 por Renoir, eles passaram um mês pintando juntos, até que Renoir foi acometido de pneumonia. Cézanne cuidou de Renoir ao longo de sua doença.
No início dos anos 1880, Cézanne passou a maior parte do tempo em Provença, logo apenas alguns colegas pintores, como Monet e Renoir, que visitaram Cézanne no inverno de 1883, sabiam que ele continuava pintando.
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| Baía de Marselha vista de L´Estaque |
Em 1886, na época que Cézanne pintou A baía de Marselha vista de L´Estaque, mudanças importantes aconteceram em sua vida, em Abril Zola rompeu com a amizade de modo brusco, ao mesmo tempo, que seus pais aprovaram o casamento com Hortense.
Em 1886, Émile Zola publica seu romance A Obra, baseado em sua envolvimento na juventude com os pintores impressionistas e sua amizade com Cézanne. O personagem principal, Claude Lantier, lembra Cézanne, entre outras coisas, pela origem provençal, o temperamento e a timidez, e pela falta de autoconfiança. No entanto, Lantier fracassa em suas ambições artísticas e morre louco.
Em 1886, Émile Zola publica seu romance A Obra, baseado em sua envolvimento na juventude com os pintores impressionistas e sua amizade com Cézanne. O personagem principal, Claude Lantier, lembra Cézanne, entre outras coisas, pela origem provençal, o temperamento e a timidez, e pela falta de autoconfiança. No entanto, Lantier fracassa em suas ambições artísticas e morre louco.
Cézanne após ter recebido e lido um exemplar do livro, escreve uma breve carta mencionando os velhos tempos, os dois amigos nunca mais se falaram ou escreveram.
Em Outubro do mesmo ano, o pai de Cézanne faleceu, deixando-o a propriedade Jas de Bouffan e uma fortuna considerável, fazendo com que o pintor pudesse sustentar a família e pintar livre das preocupações com dinheiro.
Em 1888 Cézanne deixou a Provença e se mudou para Paris, onde alugou um ateliê.
Em Outubro do mesmo ano, o pai de Cézanne faleceu, deixando-o a propriedade Jas de Bouffan e uma fortuna considerável, fazendo com que o pintor pudesse sustentar a família e pintar livre das preocupações com dinheiro.
Em 1888 Cézanne deixou a Provença e se mudou para Paris, onde alugou um ateliê.
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| A mesa de cozinha 1888 |
Cézanne sempre gostou de pintar naturezas mortas, mas diferente das tradicionais, as do pintor não eram apenas cópias da realidade. Ele usava alguns itens do dia a dia para criar composições equilibradas e harmonias de cor, esse processo começava antes de pegar o pincel, escorando os objetos com moedas e pedaços de madeira para que se inclinassem na direção desejada.
Em junho de 1889 um dos seus quadros foi incluído na Exposição Universal de Paris, e em novembro foi convidado a participar de uma exposição na Bélgica no ano seguinte.
Em 1890, Cézanne e a família foram morar na Suíça por 5 meses, na volta o pintor se interessou em pintar os camponeses de Aix, e suas figuras sólidas e solenes aparecem em uma série de cenas de jogos de cartas.
Em 1894 Monet organizou uma recepção em sua homenagem, e nesse mesmo ano, o artista fez uma exposição com 100 quadros na galeria de Ambroise Vollard, em Paris.
Em junho de 1889 um dos seus quadros foi incluído na Exposição Universal de Paris, e em novembro foi convidado a participar de uma exposição na Bélgica no ano seguinte.
Em 1890, Cézanne e a família foram morar na Suíça por 5 meses, na volta o pintor se interessou em pintar os camponeses de Aix, e suas figuras sólidas e solenes aparecem em uma série de cenas de jogos de cartas.
Em 1894 Monet organizou uma recepção em sua homenagem, e nesse mesmo ano, o artista fez uma exposição com 100 quadros na galeria de Ambroise Vollard, em Paris.
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| Ambroise Vollard |
Vollard era um marchand parisiense que protegia pintores ainda desconhecidos, o que fez dele uma figura importante, ele elevou os preços e o prestígio dos quadros de Cézanne.
Em seus últimos anos de vida, Cézanne construiu um ateliê nos arredores de Aix, e foi lá em 1906 que ele terminou o quadro As grandes banhistas, o exemplo mais famoso dessa série de telas inspiradas em suas lembranças de infância do rio Arc.
Cézanne faleceu no dia 23 de Outubro de 1906, aos 67 anos de idade.
Cézanne introduziu uma série de novas técnicas e abordagens, suas concepções eram tão revolucionárias que Matisse declarou que o pintor era "O pai de todos nós".
Em seus últimos anos de vida, Cézanne construiu um ateliê nos arredores de Aix, e foi lá em 1906 que ele terminou o quadro As grandes banhistas, o exemplo mais famoso dessa série de telas inspiradas em suas lembranças de infância do rio Arc.
Cézanne faleceu no dia 23 de Outubro de 1906, aos 67 anos de idade.
Cézanne introduziu uma série de novas técnicas e abordagens, suas concepções eram tão revolucionárias que Matisse declarou que o pintor era "O pai de todos nós".








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