domingo, 15 de janeiro de 2012

Homenagem ao Dia do Compositor

"Il guarany (em português, O Guarani) é uma das óperas do compositor brasileiro Antônio Carlos Gomes. É uma ópera em quatro atos, em italiano como o libreto de Antônio Scalvini e estreou no Teatro Scala de Milão, na Itália, em 19 de março de 1870, fazendo um grandioso sucesso. A ópera Il guarany tem como maior destaque a sua abertura. Esta é até hoje muito interpretada, além de muito conhecida por ser o tema do programa a Voz do Brasil.


Antônio Carlos Gomes (Campinas, 11 de julho de 1836 - Belém do Pará, 16 de setembro de 1896) foi um grande músicos brasileiro. O mais importante operista brasileiro do estilo romântico, com carreira de destaque principalmente na Europa. Foi o primeiro compositor brasileiro a ter suas obras apresentadas no Teatro alla Scala. Ficou conhecido por Nhô Tonico, nome com que assinava, até, suas dedicatórias. Nasceu numa segunda-feira numa humilde casa da rua da Matriz Nova, na "cidade das andorinhas". Foram seus pais Manuel José Gomes (Maneco Músico) e dona Fabiana Jaguari Gomes. A vida de Antônio Carlos Gomes foi, sempre, marcada pela dor. Muito criança ainda, perdeu a mãe, tragicamente. Seu pai vivia em dificuldades, com diversos filhos para sustentar. Com eles, formou uma banda musical, onde Carlos Gomes iniciou seus passos artísticos. Desde cedo, revelou seus pendores musicais, incentivado pelo pai e depois por seu irmão, José Pedro de Sant'Anna Gomes, fiel companheiro das horas amargas. É na banda do pai que ele vai fazer, em conjunto com seus irmãos, as primeiras apresentações em bailes em concertos. Nessa época, Antônio Carlos Gomes alternava o tempo entre o trabalho numa alfaiataria costurando calças e paletós, e o aperfeiçoamento dos seus estudos musicais. Aos quinze anos de idade, compõe valsas, quadrilhas e polcas. Aos dezoito anos, em 1854, compõe a primeira Missa, Missa de São Sebastião, dedicada ao pai e repleta de misticismo. Na execução cantou alguns solos. A emoção que lhe embargava a voz comoveu a todos os presentes, especialmente ao irmão mais velho, que lhe previa os triunfos. Em 1857, compõe a modinha Suspiro d'Alma com versos do poeta romântico português Almeida Garrett. Ao completar 23 anos, já apresentara vários concertos, com o pai. Moço ainda, lecionava piano e canto, dedicando-se, sempre, com afinco, ao estudo das óperas, demonstrando preferência por Giuseppe Verdi. Era conhecido também em São Paulo, onde realizava, freqüentemente, concertos, e onde compôs o Hino Acadêmico, ainda hoje cantado pela mocidade da Faculdade de Direito. Aqui, recebeu os mais amplos estímulos e todos, sem discrepância, apontavam-lhe o rumo da Corte, em cujo conservatório poderia aperfeiçoar-se. Todavia, Carlos Gomes não podia viajar porque não tinha recursos."

Mozart Camargo Guarnieri
Mozart Brasileiro
Aos 11 anos, o paulista Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993) fez a primeira composição, Sonho de um Artista. Na barbearia do pai, na cidade natal de Tietê, transcrevia fox-trotes, valsas e sambas tocados no gramofone. O nome do menino não negaria, iria figurar entre os grandes compositores brasileiros: o pai, músico, batizou-o em homenagem ao clássico Wolfgang Amadeus Mozart e proporcionou-lhe estudos com bons professores.
Erudito, uniu técnica impecável à cor local e fez música nacionalista, longe de ser pura cópia do folclore. Fundou a Orquestra Sinfônica da USP (Universidade de São Paulo), foi regente requisitado no exterior, lecionou. Durante a cena vanguardista, lançou em 1950 Carta Aberta aos Músicos e Críticos do Brasil, onde investia contra a onda dodecafônica:
"Ocultam sua ignorância de teoria e prática para compor e orquestrar", desferiu. "A arte somente se torna internacional depois que o artista produziu obras nacionais, sejam elas populares ou eruditas".

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