domingo, 15 de janeiro de 2012

Dia da Imprensa Filatélica

"Sir Rowland Hill, inventor e educador britânico, nasceu em Kidderminster em 03/12/1795 e faleceu em 27/08/1879, pouco antes de completar 84 anos de idade, em Hampstead (Londres). Filho de Thomas Wright Hill (1763/1851), diretor de uma conceituada Instituição de Birmincham entre a Inglaterra e País de Gales, desde pequeno manifestou seu interesse pela mecânica. Aos 17 anos de idade, ele construiu sozinho um imóvel para servir de escola e elaborou um curioso sistema educacional, onde os alunos governavam-se a si mesmos.
C-1493 - Brasil - Homenagem à Imprensa Brasileira 
Homenagem à Imprensa Brasileira
Homenagem à Imprensa Brasileira
Sir Rowland Hill, inventor e educador britânico, nasceu em Kidderminster em 03/12/1795 e faleceu em 27/08/1879, pouco antes de completar 84 anos de idade, em Hampstead (Londres). Filho de Thomas Wright Hill (1763/1851), diretor de uma conceituada Instituição de Birmincham entre a Inglaterra e País de Gales, desde pequeno manifestou seu interesse pela mecânica. Aos 17 anos de idade, ele construiu sozinho um imóvel para servir de escola e elaborou um curioso sistema educacional, onde os alunos governavam-se a si mesmos. Enviou, no ano de 1834, uma carta ao Lord Bougham, onde demonstrava a situação paupérrima da educação. Rowland Hill, durante todo esse tempo, inventou diversos equipamentos e máquinas industriais, patenteando em 1835 uma impressora rotativa (Rotary Press) que imprimia em forma de listagem. Pouco tempo depois desta invenção, é que lhe ocorreu a idéia da introdução de uma estampilha para o pagamento das cartas enviadas por intermédio dos correios. Esta foi a sua principal invenção e que imortalizou o Selo Postal. Passou por outro lado, a estudar os serviços postais britânicos e as falhas que o sistema apresentava. Como todo assunto relevante, a reforma efetuada nos correios da Coroa Britânica, tem várias interpretações, devido às mudanças propostas por Hill. Mas pode-se observar que os serviços eram pagos após serem efetuados e por valores expressivos, calculados por volume e distância percorrida, como são feitas atualmente as encomendas de mercadorias por transporte rodoviário, marítimo ou aéreo. Não se poderia imaginar a hipótese de pagamento de um serviço ainda não prestado e por valor irrisório. Não se dava conta na época, de que o volume da correspondência poderia cobrir os gastos administrativos de todo o sistema, ampliando, de forma substancial, os usuários ávidos de um serviço postal confiável à maioria da população. Em 1837, enviou ao gabinete de Melbourne uma apostila intitulada a reforma dos correios (Post Office Reform) onde expunha seus objetivos e resultados práticos com introdução do selo postal, com uma tarifa única bastante reduzida. Entretanto, não foi levado a sério. Após ter mandado imprimir um lote de selos, foi chamado a participar de uma pesquisa já em andamento sobre os correios. Diante da comissão, descreveu sua idéia como um pequeno pedaço de papel que permitisse a colocação de um carimbo, com goma em seu verso, bastaria para pagar o preço justo da remessa de uma carta. Sua idéia ecoou como uma coisa ridícula, sofrendo forte oposição. Mas Brougham, Gorte, O Connel, Hume, Cobdeau e Warburton, exercendo forte pressão, fizeram que uma comissão parlamentar pedisse a criação de uma tarifa única para o envio das cartas. Por seu lado, o sistema de cobrança do porte, no ato do recebimento, não mais atendia às necessidades dos correios e os preços praticados geralmente eram recusados pelos destinatários, o que trazia sérios prejuízos aos correios. Diante do clamor popular em pagar um porte uniforme, em agosto de 1839, a reforma postal foi consolidada aprovando-se o Penny Postage Act , equivalente em nossa moeda a 01 centavo. Em 06 de maio de 1840, entrou em vigor a reforma postal, com um porte único para ser adotado em todo o Reino Unido, não mais sendo considerada a distância percorrida, com porte pago pelo missivista e não mais pelo destinatário. Essa medida combatida no seu princípio possibilitou a popularização dos serviços postais no Reino Unido, sendo logo adotada pelos demais países. A administração dos correios, entretanto, mostrou-se hostil para com Rowland Hill, que fora admitido para dirigir a sua aplicação, sendo durante mais de 2 anos ironizado e alvo de chacotas. Em 1842, quando acabara de fechar acordo para a fabricação de selos, Peel (Roberto), ministro do partido conservador, afastou-o do cargo provisório que exercia sem qualquer reconhecimento, criando um clima de indignação pública. Hill, em 1843, tornou-se diretor da Estrada de Ferro de Brighton, recebendo, em 1846, 13.000 libras esterlinas angariadas em uma subscrição popular. Em novembro deste mesmo ano, foi nomeado por John Russer, Chefe Geral dos Correios e seu irmão Fréderic Hill nomeado adjunto em 1851. Recebeu o título de bacharel (cavalheiro) (SIR) em 1860. Cansado, afastou-se dos correios em 1864, recebendo uma recompensa de 20.000 libras esterlinas, oferecida pelo parlamento pelos serviços prestados, além de sua pensão. Ele havia transformado radicalmente em menos de duas décadas, todo o sistema postal britânico e mundial. Em 1865, passou a fazer parte da comissão das Estradas de Ferro. Com a ajuda de seu irmão Arthur, ecreveu a História do Penny Postage, que foi publicada pelo seu sobrinho G. Birkbeck Hill, juntamente com sua biografia. Em sua homenagem, foram erguidas uma estátua em Birminghan e outra no Royal Exchange de Londres. Sir Rowland Hill, criador do selo postal, que nos permitiu colecionar selos, não é considerado o pai da Filatelia: Philos (amigo) Ateleia (imperfeccion) Ateles (que está sujeito a imposto). Amigo da comunicação entre distâncias. Os primeiros que passaram a colecionar selos foram os alunos das escolas e, no The Times, em 1841, se fez publicar o primeiro anúncio de troca filatélica. O belga Jean Baptiste Moens, considerado o pai da Filatelia, em 1852, elaborou o primeiro catálogo ilustrado.
As Primeiras Emissões do Mundo
Logo que se constatou praticidade do uso do selo postal, o sistema foi sendo adotado pelos outros países. Existe uma grande divergência de opinião a respeito do segundo país a emitir o selo postal. Alguns autores afirmam ser a Suíça, pois em maio de 1843 o Cantão de Genebra e o de Zurique emitiram selos, porém não de caráter nacional e apenas de circulação interna, o que podemos considerar como selos locais. O Brasil, ao emitir em agosto de 1843, selos para uso em todo território nacional e exterior, é sem dúvida alguma o segundo país a emitir selos postais. A seguir as emissões foram se sucedendo rapidamente pelo mundo inteiro. Em 1845, o Cantão de Basiléia na Suíça, emite a famosa Pomba da Basiléia o primeiro selo com mais de uma cor emitido no mundo. Em 1847 houve a emissões dos Estados Unidos e das Ilhas Maurício Em 1848 as Bermudas. Em 1849 a França, a Bélgica e Baviera. Em 1850: Espanha, Nova Gales do Sul, Victória, Suíça, Áustria, Lombardia e Veneza, Saxonia, Guiana Inglesa, Prússia, Sleving-Holstein e Hannover. Em 1851: Sardenha, Dinamarca, Toscana, Canadá, Trindade, Baden, Nova Escócia, Nova Brunsvique, Hawai e Wutemberg. Em 1852: Holanda, estados pontifícios, Barbados, Parma, Modena, Índia Inglesa, Alemanha, Thurn e Taxis, Brunswique, Luxemburgo. Oldemburgo, e Reunião das Colônias Francesas. Em 1853: Portugal, Chile, Cabo da Boa Esperança e Tasmânia. Em 1854: Filipinas e Austrália Ocidental. Em 1855: Austrália do Sul, Noruega, Berrem, Cuba, Suécia e Antilhas Dinamarquesas. Em 1858, a Rússia. Em 1863, a Turquia. Em 1876, o Japão. Em 1878, a China. Dessa maneira, no correr dos anos, todos os demais países foram aderindo ao uso do selo postal. Para termos uma idéia do quanto o selo postal veio contribuir para o desenvolvimento das comunicações, uniformizando e barateando o porte e assim facilitando o intercâmbio postal, basta analisar a revolução ocorrida no volume da correspondência na Inglaterra, logo no seu primeiro ano de existência. Em 1839, antes da primeira emissão, os correios ingleses transportaram 50.000.000 de cartas; em 1840, após a emissão do primeiro selo, as cartas transportadas aumentaram para 170.000.000."
 

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