domingo, 9 de outubro de 2011

9 de Outubro é dia....


DIA DO ATLETISMO

Dia do Atletismo O Atletismo é uma modalidade desportiva cujas origens remontam à antiguidade grega e aos primeiros Jogos Olímpicos, realizados no ano 776 AC. Por isso, pode dizer-se que é a forma mais antiga de organização desportiva.
É considerado um esporte de base, pois sua prática reflete os movimentos essenciais do ser humano nas seguintes especialidades: caminhar, correr, saltar e arremessar. Hoje em dia o atletismo é dividido em modalidades de: provas de pista e campo, corridas de rua, cross-country, e marcha atlética.
Os espaços destinados a competições de "pista e campo" devem ter uma pista para as corridas, cuja distância oficial é de 400 metros, e um espaço para as provas de campo (saltos e lançamentos). A Confederação Brasileira de Atletismo recomenda a construção de pistas com piso sintético e com oito raias na pista de corridas, para serem atendidos os requisitos oficiais para competições.

Dia Mundial do Correio

esde os tempos remotos as pessoas já trocavam informações, com a escrita as pessoas passaram a intercambiar recados, notas, bilhetes e principalmente cartas para longas distâncias dando origem aos serviços postais. A instituição da atividade postal regular no Brasil se deu em 25 de janeiro de 1663 quando foi criado os correios-mores do Brasil.
E somente em 1929 foi elaborado o Código Postal Universal que viria a legislar e apresentar soluções para os problemas postais modernos, o que deu início a uma nova era na história dos Correios.
No Brasil, no ano de 1931, foi criado o Departamento de Correios e Telégrafos - o DCT, subordinado ao Ministério da Viação e Obras Públicas. E no mesmo ano, criou-se o Correio Aéreo Militar, que deu origem ao Correio Aéreo Nacional, permitindo a remessa de correspondências a lugares quase inatingíveis.
Dia Mundial dos Correios
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT só foi criada no ano de 1969 na tentativa de modernizar o serviço postal. Essas mudanças buscavam atender às novas necessidades de uma clientela que precisava de um serviço mais ágil e rápido de trocas de correspondências. Assim, a ECT se desenvolveu e passou a oferecer produtos e serviços que correspondam a realidade e as necessidades de seus clientes.
E atualmente existem pelo menos uma agência em todos os 5.561 municípios brasileiros. Os Correios constitui um importante fator de integração nacional pela natureza dos serviços que presta, isto é, por proporcionar trocas tanto entre os grandes centros urbanos, quanto nos lugares os mais remotos e de difícil acesso.
Essa instituição possui uma forte presença na vida dos brasileiros que contam com 12 mil agências, além de 16.839 pontos de venda de produtos e 25.912 caixas de coleta.
A empresa distribui em cerca de 40 milhões de domicílios e estabelecimentos comerciais um volume diário de 34 milhões de objetos e correspondências. No ano de 2001, o total da carga postal foi de mais de 9,5 bilhões e em 2002, de 9,4 bilhões.
Dia Mundial dos Correios
Hoje, dentro da realidade de um ambiente globalizado, o correio precisa de um constante aprimoramento da sua capacidade operacional para atender as necessidades e expectativas do mercado brasileiro e internacional, o que exige um grande esforço de modernização da sua infra-estrutura.
Assim, a ECT se prepara para assumir uma postura de empresa mista, que conforme um projeto em tramitação no Congresso Nacional, passará a se denominar Correios do Brasil S.A e passará por transformações substanciais para continuar com a sua forte atuação e credibilidade no cenário nacional. 

Fonte: www.cidadaopg.sp.gov.br

Nascimento de José do Patrocínio (1853)

Hoje na História, 1853, a 158 anos nascia José do Patrocinio


"Neste domingo o jornalista José do Patrocínio faria 158 anos, pois ele nasceu em 9 de outubro de 1853, em Campos dos Goytacazes, cidade do Garotinho e da Rosinha, ex-governadores do nosso Rio de Janeiro. O casal de políticos está enfrentando problemas com a justiça eleitoral, mas eu não posso negar que sou-lhes grato e também à Benedita da Silva por terem me cedido o espaço onde hoje é a quadra de ensaios da minha escola de samba, a Unidos de Vila Isabel. O conterrâneo deles, José Carlos do Patrocínio, farmacêutico, jornalista e político, foi um brasileiro da maior importância. Apenas conhecido na História do Brasil como abolicionista, na verdade foi o grande arquiteto do movimento. Orador eloquente, foi quem anunciou a abolição da escravatura da janela do Paço com a célebre exclamação: "Meu Deus! Meu Deus! Está extinta a escravidão!".
Militares e civis deportados para a Amazônia. José do Patrocínio é o terceiro da esquerda para a direitaO ativista político aderiu aos ideais do republicanismo influenciado por Benjamin Constant e é reconhecido também como republicano, mas deveria constar nos anais da História do Brasil como "O Proclamador da República", pois foi ele quem convocou os vereadores da época à Câmara para aprovar o edital da proclamação. Foi também quem redigiu o decreto da promulgação que o Marechal Deodoro, muito amigo do Imperador, relutava em dar o seu aval, mas foi convencido a assinar. Alô, professores! Quem me afirmou isto foi o historiador Helio Silva, numa entrevista que me concedeu para o livro 'Kizombas, Andanças e Festanças'. Além de jornalista, Patrocínio era escritor e, como Machado de Assis, Joaquim Nabuco e tantos outros, foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Pouco citado nos livros escolares, este grande brasileiro ainda não foi devidamente exaltado por uma escola de samba. Por falar nisso, aqui vai um esclarecimento: é um sonho antigo da Vila me homenagear num enredo, o que foi sempre adiado, inclusive com o meu parecer.
Há poucos dias, o meu compadre Ricardo Cravo Albin, em reunião no seu instituto, propôs ao Presidente Wilsinho que eu seja cantado no Carnaval de 2013. O Wilsinho aprovou a proposta e eu concordei, desde que tivesse a aprovação do Conselho Deliberativo e dos demais seguimentos da escola, o que ainda não foi confirmado. A nossa Comissão de Carnaval é do parecer que por enquanto devemos nos concentrar somente no tema do próximo desfile — O Canto Livre de Angola — e eu sou completamente de acordo. Para o futuro tenho em mente a elaboração de um enredo sobre José do Patrocínio que, em princípio, vai se chamar 'Glórias ao Negro Patrocínio, o Arquiteto da Abolição e Proclamador da República!'. Vai dar samba."

Por Martinho da Vila

Fonte: IG


Nenhum comentário:

Postar um comentário