![]() | |||
"Acampando no Parque Nacional de Yellowstone, você adormece com uma sinfonia de grilos e folhas sussurrantes sob uma brilhante Lua cheia. Um pouco mais tarde, um gemido agudo o desperta bruscamente de seu sono. Você ouve o ruído novamente e ele indica imediatamente - um uivo de lobo. "Não precisa se preocupar" você pensa enquanto fecha os olhos, "esse velho canino está apenas ganindo para a Lua".
Então de onde vem essa conexão entre os lobos e a Lua? Culpe os ancestrais de seus ancestrais. Muitas civilizações antigas retrocedendo até a era neolítica continuamente uniram lobos com a Lua em imagens e literatura, o que consequentemente evoluiu para a crença popular atual. Hécate, deusa grega da Lua, cultivava a companhia de cães. A mesma coisa vale para Diana, deusa romana da Lua e da caça. A mitologia escandinava conta sobre um par de lobos que persegue a Lua e o Sol para chamar a noite e o dia. As tribos nativas americanas Seneca acreditam que um lobo cantou para chamar a Lua à existência.
Já que os lobos habitam todos os continentes, exceto a América do Sul e a Antártica, sua prevalência na cultura humana não é surpreendente. Como animais noturnos, eles têm uma associação natural com a escuridão e a Lua.
E assim como os humanos sussurram, gritam, murmuram ou conversam para se comunicar, uivar não é a única maneira com que os lobos se expressam vocalmente. Em vez disso, eles emitem mensagens de curto alcance com outros três tipos de vocalizações: latindo, rosnando e ganindo.
O latido não surpreende, já que estamos acostumados aos descendentes domesticados dos lobos latirem. Mas, como qualquer dono de cachorro pode lhe dizer, os latidos podem ter vários significados. Para os lobos, os latidos são ofensivos ou defensivos. Eles podem alertar membros próximos da matilha sobre a chegada de um predador. Ou podem chamar outro lobo para um desafio. Rosnados graves sinalizam dominação ou uma confrontação iminente [fonte: Feldhamer et al]. Para ocasiões mais calmas, ganidos agudos indicam submissão. Os lobos podem ganir como uma saudação amigável para os outros ou os pais e filhotes podem falar gentilmente uns com os outros.
Mas quando levantam seus focinhos em direção ao céu e soltam seus ganidos ondulantes, a mensagem é destinada à Lua?
Por que os lobos uivam
Esqueça a bobagem sobre lobos (em inglês) uivando para a Lua. Esses animais preocupam-se tanto com a luz noturna da Terra quanto metaleiros pensam no "High School Musical".
Especialistas em caninos não encontraram nenhuma conexão entre as fases da Lua e o uivo dos lobos. Os lobos cantam com mais freqüência durante a noite porque são animais noturnos. Mas por que apontam suas faces em direção à Lua e às estrelas quando uivam? É tudo uma questão de acústica, visto que projetar seus chamados para cima permite transportar o som mais longe.
Atualmente o uivo dos lobos é uma das mais distintas e bem estudadas vocalizações de animais. Os ancestrais dos cães domesticados, uivam como uma forma de comunicação a longa distância, transportando uma série de informações. Devido ao agudo e à suspensão das notas, os sons dos uivos dos lobos podem alcançar tão longe quanto 9,6 quilômetros na floresta e mesmo 16 quilômetros cruzando a tundra sem árvores.
Os uivos dos lobos servem de sistemas GPS, cantorias e alarmes de incêndio - tudo junto. Para dizer a verdade, a finalidade dos uivos dos lobos não é assim tão diferente das razões pelas quais os humanos elevam suas vozes ao vento. Em geral, os principais motivos para os lobos uivarem incluem:
- um brado de reagrupamento para a matilha se encontrar;
- um sinal para informar a matilha sobre a localização de um lobo;
- uma advertência para lobos estranhos ficarem fora do território da matilha.
A freqüência dos uivos aumenta durante a noite e pela madrugada adentro quando os lobos caçam. Os uivos pontuam o ar mais freqüentemente durante a estação de procriação no inverno, quando os lobos buscam seus pares. Como os uivos carregam uma codificação do tamanho corporal e da saúde do lobo (com os animais maiores exibindo tons mais profundos), os machos podem exercitar seus cantos para atrair fêmeas.
Embora pensemos que os lobos uivam sozinhos, eles freqüentemente o fazem em grupo. Esses coros de uivos envolvem membros de uma matilha cantando em uníssono em várias alturas. Juntos, os coros podem incluir até 12 harmonias relacionadas. Uivos em grupo podem proteger as matilhas, já que a combinação de harmonias ilude os ouvintes a pensar que há mais lobos presentes. Ou às vezes, eles uivam apenas pelo divertimento.
Lobos alfa, líderes da matilha, normalmente exibem um uivo mais grave e irão se expressar mais freqüentemente que aqueles com uma posição social mais subserviente. Os filhotes também praticam uivos conforme amadurecem, imitando os uivos dos lobos adultos. Porém, lobos solitários podem não uivar tanto para manter seu paradeiro oculto de predadores potenciais, pois não têm a proteção adicional de uma matilha."
Fonte: Ciência




Nenhum comentário:
Postar um comentário