BRASIL, ORGULHO DE TODOS NÓS (?) Por ARTHUR CALDAS
Hoje ao retornar para casa, deparei-me com a seguinte cena: o carro à minha frente estampava um adesivo com o seguinte slogan: ‘Brasil, orgulho de todos nós’. Fiquei imaginando em que contexto aquela motorista colocou o bendito adesivo. Porque a absolvição hoje dada pelos 265 deputados federais ‘secretos’ à Jaqueline Roriz (PMN-DF) demonstra que a falta de credibilidade, moralidade e vontade de mudanças nos comportamentos de nossos representantes continuam nos deixando perplexos de vergonha ao percebermos que os próprios representantes da população estão mais preocupados com os seus próprios interesses do que com o que realmente deseja o povo brasileiro.
Neste caso específico, aliado à explícita falta de moralidade e ética da Jaqueline Roriz, os outros 265 deputados federais se esconderam no chamado ‘voto secreto’. Aí é muito fácil, depois da votação, afirmar que não votou a favor da absolvição. São imorais como a Jaqueline. Compactuaram com a falta de ética, como faltou à deputada Jaqueline, mas acima de tudo, são COVARDES. E são caras-de-pau, pulhas, quando afirmam que ‘a colega somente poderia ser julgada por atos cometidos durante seu mandato na Casa, iniciado em fevereiro deste ano’.
Então quer dizer que o fato de ter recebido dinheiro ilícito exclui o ato criminoso cometido por ela não fazer parte, na época, da Câmara? O dinheiro que ela recebeu foi devolvido aos cofres públicos? Será que, se o voto fosse aberto, teríamos uma postura diferente de nossos representantes?
Sinceramente, contra fatos não há argumentos. O corporativismo e a ‘quadrilha secreta’ venceu. Nossa representatividade política perdeu, novamente, um bom momento para demonstrar que poderíamos ter, quem sabe, atitudes corretas e penalidades para quem merece. Isso seria um motivo de orgulho.
E por falar em orgulho, se eu fosse a cidadã do veículo adesivado, para não passar mais vergonha, acrescentaria o sinal de interrogação no final da frase. E rapidamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário