quarta-feira, 26 de agosto de 2015

26 de Agosto - Dia Estadual da Sociedade Esportiva Palmeiras #101AnosPalmeiras


Comemorado no Estado de São Paulo, para marcar a data da fundação do então clube paulistano de futebol, Società Sportiva Palestra Italia, que foi criado por imigrantes italianos em 26 de agosto de 1914 e compelido a mudar de nome em consequência da atitude fascista dos italianos que ficaram do lado dos nazistas alemães na 2ª Guerra Mundial.


A expressão mais popular criada no Palmeiras já ultrapassou há tempos o ambiente do futebol e domina com frequência o noticiário político nacional. O termo "Acabar em pizza" vem sendo usado pela imprensa e pela população para explicar episódios políticos envolvendo irregularidades ou falcatruas que terminam sem punição. A origem da expressão, no entanto, tem ligação com um fato bem mais ameno, pois surgiu do ambiente de grande disputa política que sempre existiu no alviverde entre os conselheiros da situação e da oposição. Na década de 60, alguns conselheiros palmeirenses se reuniram para resolver problemas que haviam trazido uma crise ao clube. Após 14 horas de discussões, os dirigentes sentiram fome e resolveram ir a uma pizzaria. Depois de algumas rodadas de chope, várias garrafas de vinho e 18 pizzas gigantes, a paz voltou a reinar. 


O jornalista Milton Peruzzi, que trabalhava no jornal A Gazeta Esportiva e era setorista do alviverde, acompanhou todo o encontro e ditou a seguinte manchete no jornal do dia seguinte: “Crise do Palmeiras termina em pizza”. 



Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário