quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

18 de Fevereiro - Dia Internacional da Síndrome de Asperger


18 de fevereiro celebra-se Dia Internacional da Síndrome de Asperger, data escolhida pelo aniversário de nascimento de Hans Asperger , o pediatra austríaco que deu nome à síndrome.


Em 1944, ele publicou um artigo numa revista especializada a respeito de um conjunto de características de um grupo de crianças, que apresentavam algo que as distinguia do autismo propriamente dito. Na década de 1990 prevaleceu a ideia de que se tratava de uma variedade do autismo e um transtorno global do desenvolvimento. Atualmente considera-se um sub-grupo dentro dos transtornos do espectro do autismo (TEA).

Já na Nova edição e revisão do Manual de Diagnósticos (DSM-5 ) onde não mais existi A divisão era entre síndrome de Asperger, autismo, transtorno desintegrativo… mas apenas nomenclatura vê “transtornos do espectro autista” (Tea). onde asperger passar ser um grau mais leve do espectro.

Toda via no Brasil ocorre o diagnostico a pela utilização do CID-10 ate a sua próxima revisão 2015 onde CID-11 sofrerá as mesmas alterações dos DSM-5 sendo extinta a termologia Síndrome de Asperger do roll de diagnósticos. caracterizado apenas grau no espectro TEA como sendo de grau mais leve (Autismo de Alto Funcionamento)

A Síndrome de Asperger é uma perturbação neurocomportamental de base genética, pode ser definida como uma perturbação do desenvolvimento que se manifesta por alterações sobretudo na interacção social na comunicação e no comportamento. Embora seja uma disfunção com origem num funcionamento cerebral particular, não existe marcador biológico, pelo que o diagnóstico se baseia num conjunto de critérios comportamentais.

Entre as características mais comuns podemos destacar:
Défice de comportamento social;
Interesses limitados;
Comportamentos rotineiros;
Peculiaridade do discurso e da linguagem;
Perturbação na comunicação não verbal;
Descoordenação motora.

Como consequência destas dificuldades os portadores de Síndrome de Asperger acabam por se isolar e limitar os seus interesses a determinados temas assuntos, atitude que prejudica ainda mais a sua relação com o outro. Calcula-se que em Portugal existam cerca de 40.000 portadores de Síndrome de Asperger afectando maioritariamente os rapazes.

O Diagnóstico precoce é essencial para proporcionar aos portadores, os recursos necessários e a que têm direito que lhes permitam atingir o seu potencial, o qual muitas vezes é extraordinário, como pessoas verdadeiramente integradas na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário