segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Ar-condicionado ou Ar Condicionado? E o plural?





As duas formas estão corretas, mas têm significados diferentes, devendo ser usadas em situações diferentes. A palavra ar-condicionado, com hífen, se refere a um aparelho condicionador de ar. As palavras ar condicionado, sem hífen, se referem ao ar que está condicionado, regulado por um aparelho específico. 

Ar-condicionado é uma palavra formada através de composição por justaposição. Ou seja, ocorre a formação de uma nova palavra partindo da junção de duas ou mais palavras: ar + condicionado. Devemos utilizar esta palavra sempre que quisermos referir um aparelho específico que regula a temperatura de espaços fechados. Esta palavra é um substantivo masculino, sinônimo de ar- refrigerado e condicionador de ar. 

Exemplos: 
Vou ligar o ar-condicionado porque já não aguento este calor! 
Você não quer comprar um ar-condicionado? Eles estão em promoção. 

A expressão ar condicionado, sem hífen, poderá ser usada em frases que digam que o ar está condicionado, ou seja, artificialmente filtrado e regulado por um aparelho específico, podendo ser resfriado, aquecido e/ou umidificado. A palavra ar é um substantivo masculino e a palavra condicionado é um adjetivo, particípio do verbo condicionar. 

Exemplos: 
Detesto ar condicionado, prefiro ter um ambiente natural. 
Este ar condicionado vai piorar meu resfriado!
Plural de ar-condicionado

O plural da palavra ar-condicionado é ares-condicionados. 

Vou aproveitar esta promoção e comprar um ar-condicionado. 
Vou aproveitar esta promoção e comprar dois ares-condicionados. 

Exemplos: 
Vou ligar todos os ares-condicionados do escritório porque já não aguento este calor! 
Você não quer comprar logo dois ares-condicionados? Eles estão em promoção. 

Na língua portuguesa existem dois números gramaticais: o singular e o plural. O singular se refere a só um ser e o plural se refere a dois ou mais seres. 

A principal regra de formação do plural é acrescentar s à palavra no singular, ou seja: menina/meninas, casaco/casacos, mãe/mães,…Esta regra diz respeito, principalmente, aos substantivos simples terminados em vogal. 

Relativamente aos substantivos compostos, que são formados por mais do que um radical, existem várias regras para a formação do plural. Pode ser feito pela flexão dos dois elementos que formam a palavra, apenas pela flexão do primeiro elemento que forma a palavra, apenas pela flexão do segundo elemento que forma a palavra ou pela não flexão dos elementos, se mantendo invariável. 

Ar-condicionado é uma palavra formada através de composição por justaposição. Ou seja, ocorre a formação de uma nova palavra partindo da junção de duas ou mais palavras: ar + condicionado. Ar é um substantivo e condicionado é um adjetivo, ambos pertencentes à classe das palavras variáveis e flexionáveis. Uma das regras de formação do plural dos substantivos compostos afirma que os substantivos compostos formados por palavras variáveis (adjetivos, substantivos, pronomes, numerais) fazem seu plural pela flexão de todas as palavras. 
Exemplos: ares-condicionados, matérias-primas, quintas-feiras, couves-flores, guardas-noturnos, primeiras-damas...

Fonte: http://duvidas.dicio.com.br/plural-de-ar-condicionado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário