domingo, 25 de janeiro de 2015

25 de Janeiro - Criação dos Correios e Telégrafos


Telégrafo, também conhecido por telégrafo de quadrante, foi criado por Louis-François-Clément Bréguet por volta de 1845.


O telégrafo é um aparelho de sistema de comunicação a distância, baseado na emissão de impulsos eletromagnéticos, através do qual se transmitem informações escritas, na forma impressa, por um código universal. Código Morse. Pode-se delinear a evolução da telegrafia a partir dos métodos e códigos de sinalização usados pelos povos primitivos e antigos, passando pelo sistema visual do francês Claude Chappe, até chegar às aplicações práticas da eletricidade e do magnetismo ao telégrafo elétrico.


A telegrafia elétrica foi introduzida no Brasil em 1851. Eram utilizados dois aparelhos Breguet, de manivela e mostrador. Após um ano, a primeira ligação oficial foi feita entre o Palácio do Governo e o Quartel General do Rio de Janeiro, onde os aparelhos estavam instalados. (Informações e foto: ECT). Esse Telégrafo, também conhecido por telégrafo de quadrante, foi criado por Louis-François-Clément por volta de 1845.

Nenhum comentário:

Postar um comentário