quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

15 de Janeiro - Dia da Imprensa Filatélica


Comemorado no Brasil para marcar a data do surgimento da literatura filatélica brasileira, que se deu a partir do início da publicação do modesto jornalzinho brasileiro de filatelia, "Brazil Philatelico". Este jornal começou a ser editado em São Paulo (SP) pelo compositor e músico franco-brasileiro, Luiz Henrique Levy, em 15.01.1882.


"Luís Levy (São Paulo, 1861 - Rio de Janeiro, 1935) falava e escrevia corretamente em cinco idiomas o que lhe facilitava a comunicação com filatelistas do mundo inteiro e a troca de peças com outras pessoas que tinham o mesmo hobby.
A princípio foi apenas um amador, mas logo percebeu que poderia vender selos e com os ganhos ampliar sua coleção. Assim, como se tornasse um comerciante, teve a idéia de propagar o gosto pela filatelia através de uma publicação especializada. Em 15 de janeiro de 1882, circulava na cidade de São Paulo um modesto jornalzinho intitulado Brazil Philatelico.
A reduzida quantidade de colecionadores na então pequena cidade paulistana fez com que a publicação não tivesse vida longa. Apenas alguns números saíram à luz e o jornalzinho deixou de circular. Mas o caminho da imprensa filatélica estava aberto e outras publicações especializadas viriam a aparecer em diversas cidades brasileiras com o progressivo aumento do colecionismo postal.
Hoje centenas de profissionais trabalham nos vários órgãos existentes, reunidos na Associação Brasileira dos Jornalistas Filatélicos - Abrajof."

Nenhum comentário:

Postar um comentário