terça-feira, 13 de janeiro de 2015

13 de Janeiro - Happy Lohri



Lohri é um festival para celebração do fogo e é comemorado todo dia 13 de Janeiro.
Esse festival ocorre principalmente no norte da India com maior intensidade no estado do Punjab.
Nesse dia a Terra começa a se mover em direção ao sol, portanto é o dia em que a Terra está mais longe do sol (vale lembrar que a India fica no hemisfério norte, portanto está no inverno).
O lohri é muito festejado principalmente entre recem casados e entre aqueles que receberam um novo bebe na familia pois ele é considerado um simbolo de fertilidade.
A origem de Lohri está relacionada a história de Dulla Bhati, um verdadeiro Robin Hood indiano. Dulla Bhati era um ladrão mulçumano que viveu noPunjab no período do imperador Akbar. Além de roubar dos ricos ele também resgatava asmulheres que eram levadas a força para serem vendidas como escravas e organizava seus caamentos com moços hindus dando inclusive o dote. Ao invés de bandido ele acabou sendo considerado um herói e até hoje durante lohri crianças cantam musicas contando a históra de Dulla Bhati.

Happy Lohri To All - Lohri Graphic For Orkut

Durante a celebração, as crianças vão de cada em casa cantando músicas e em troca recebem amendoim, açucar cristal, pipoca ou até mesmo dinheiro. Fazem uma fogueira  e dão 3 voltas ao redor do fogo oferecendo pipoca, doces, amendoins. Depois começam asmúsicas e danças ao som do Dhol (tipico tambor utilizado na bangra). Essa celebração simbolizauma oração para Agni (Deus do fogo) para trazer prosperidade e boa colheita.
Pesquisando sobre Lohri pude reparar em muitas semelhanças com a nossa festa junina.
A decoração com bandeirinhas de papel colorido, a fogueira, os doces de amendoim (inclusive pé de moleque). E cada vez mais percebo que o Brasil e a India realmente tem muita coisa em comum.

Singing The Rhyms Of Lohri - Happy Lohri!

Fonte: http://jueboskie.blogspot.com/2010/01/lohri-festival.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário