terça-feira, 30 de dezembro de 2014

30 de dezembro de 1972 - Um Ano Novo de Paz no Vietname


O presidente dos Estados Unidos Richard Nixon ordenou a suspensão dos bombardeios aéreos contra o Vietname do Norte acima do paralelo 20, e anunciou que as negociações de paz seriam reiniciadas no dia 8 de janeiro, em Paris.
O assessor de imprensa da Casa Branca Gerald Warren explicou que as negociações para a assinatura do acordo de paz seriam conduzidas por Henry Kissinger, representando os Estados Unidos, e por Le Due Tho e Xuan Thuy, no lado norte-vietnamita. As discussões técnicas entre os delegados dos dois países recomeçariam em 2 de janeiro, também na capital francesa.

Warren esclareceu que a suspensão dos bombardeios sobre as áreas de Hanói e Haiphong continuaria em vigor enquanto os Estados Unidos considerassem que o Vietname do Norte negociava seriamente. O assessor da Casa Branca revelou também que Nixon e Kissinger se mantinham em contato diário por telefone enquanto o primeiro passava as festas de fim de ano em Camp David, Maryland, e o segundo em Palm Springs, na Califórnia.

Quando perguntado se a suspensão dos bombardeios, especialmente os da zona de Hanói - Haiphong entraria imediatamente em vigor, o porta-voz da Casa Branca respondeu: "isto não posso dizer, não". Mas acrescentou: "a ordem foi dada".


Um porta-voz do ministério das Relações Exteriores do Vietname do Sul informou que o presidente Van Thieu decretou uma trégua de 24 horas para o Ano Novo. A suspensão das hostilidades por parte das tropas sul-vietnamitas começaria no dia 31 de dezembro e terminaria em primeiro de janeiro, sempre à meia-noite.

Os observadores polí­ticos de Washington ressaltaram que Nixon decidiu-se pelo caminho da negociação e moderar a ação da sua aviação depois que inúmeros governos estrangeiros protestaram contra o endurecimento brusco da polí­tica estadunense no Vietname. Inúmeros senadores e integrantes da Câmara de Representantes tinham também protestado, com idêntica energia, contra os bombardeiros a Hanói e Haiphong. Os ataques aéreos contra as posições inimigas haviam sido reiniciados no dia 18 de dezembro, depois que, segundo a Casa Branca, “as negociaçõess tinham fracassado".

Os representantes de Hanoy e do Vietcong nas conversações de paz reagiram à ordem de suspensão dos bombardeios aéreos dada pelo presidente Nixon exigindo que os EUA assinassem imediatamente o acordo de armistício negociado no dia 20 de outubro.

Fonte: http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=18198

Nenhum comentário:

Postar um comentário