quarta-feira, 29 de outubro de 2014

29 de Outubro - Dia Nacional do Livro



A data foi escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO, porque foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional.
O Brasil passou a editar livros a partir de 1808, quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi "MARÍLIA DE DIRCEU", de Tomás Antônio Gonzaga.

Marília de Dirceu foi o Primeiro livro publicado no Brasil, escrito em Portugal, pelo poeta luso-brasileiro Tomás Antônio Gonzaga.
A impressão do terceiro volume da série aconteceu em 1812, nas oficinas da Imprensa Régia, de D. João VI, no Rio de Janeiro – RJ, passando pela censura do imperador.

Tomás Antônio Gonzaga nasceu na cidade do Porto, em Portugal, em 1744. Foi advogado e um dos maiores poetas do arcadismo brasileiro. Ele morreu em 1810.


O livro
‘Marília de Dirceu’ é um livro de liras, ressaltando o amor sincero, que apresenta características relacionadas ao bucolismo, otimismo, vida burguesa e simplicidade.

Relato
A primeira obra escrita e impressa no Brasil na realidade não é um livro, mas um relato de 60 páginas, sobre a vinda do frei Antônio de Desterro Malheyro, de Lisboa, em 1747, que se tornou bispo no Rio de Janeiro.
O relato foi escrito por Luiz Antonio Rosado da Cunha e impresso por Antônio Isidoro da Fonseca, que tinha uma tipografia. Sua iniciativa é tida como o início da história da publicação de livros no país.

Crescimento editorial
O Brasil teve um crescimento editorial somente após 1925, com a fundação da Companhia Editora Nacional, por Monteiro Lobato, um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX.






Nenhum comentário:

Postar um comentário