quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Você tem Artrite ou Artrose - Saiba a diferença


Artrite e artrose são doenças com causas e tratamento diferentes, porém com sintomas que podem ser muito semelhantes, diante disso muitas pessoas ficam confusas.

O que é artrite e artrose?

Artrite é o nome que damos quando há um processo inflamatório nas articulações. A articulação é a região em que há conexão de dois ou mais ossos distintos tais como joelhos, cotovelo, punhos, tornozelo, ombros, dentre outros.

Algumas articulações estão ligadas por um tecido fibroso, o que cola um osso ao outro os tornando imóveis.

Os principais sintomas da artrite são dor, vermelhidão, inchaço e dificuldade para mover uma ou mais articulações. A causa mais comum de artrite é a artrose.


A artrose é chamada de osteoartrite, osteoartrose ou artrite degenerativa, a mesma ocorre por degeneração das cartilagens das articulações. A cartilagem é um tecido que serve como ” almofada ” entre os ossos.

Entre os tipos de artrite a osteoporose é a mais comum. Ela pode atingir qualquer articulação do homem que tenha cartilagem, porém a doença ataca, normalmente, o quadril, joelho e coluna.

A degeneração da cartilagem na artrose acontece pelo envelhecimento da mesma, o que causa a destruição da cartilagem e dos ossos, além do mais pode resultar em incapacitação da articulação afetada uma vez que qualquer movimento torna-se doloroso.


Vale lembrar que além da idade outros fatores contribuem para o aparecimento das artroses como a genética, obesidade, diabetes, hipotireoidismo, dentre outras doenças. A osteoporose é uma doença progressiva e sem cura, pois uma vez destruída a cartilagem não se regenera.

ADAM

Sintomas da artrose

O principal sintoma da artrose é a dor que piora com o esforço físico e alivia com o repouso, este incômodo costuma piorar no final do dia e após longos períodos de imobilização como, por exemplo, viagens de avião ou em poltrona de cinema. A dor pode surgir com atividades cada vez menos intensas e pode ocorre mesmo em repouso.

Para amenizar as dores é recomendado praticar exercícios físicos tais como alongamentos, caminhadas leves, andar de bicicleta, enfim.  Quanto mais forte e flexível é a musculatura ao redor das articulações, mais chances você tem de eliminar as dores.



Tratamento de Artrose

A artrose não pode ser curada. É muito provável que ela se torne pior com o tempo. Entretanto, os sintomas da artrose podem ser controlados.

Embora seja possível fazer cirurgias, outras terapias podem melhorar a dor e tornar sua vida melhor. Embora esses tratamentos não curem a artrite, eles podem adiar a cirurgia.

MEDICAMENTOS

Os analgésicos de venda livre, que podem ser comprados sem receita, podem ajudar nos sintomas da artrose.

A maioria dos médicos recomenda primeiro o acetaminofeno porque ele apresenta menos efeitos colaterais do que outros medicamentos.
Se a dor continuar, seu médico poderá recomendar anti-inflamatórios não esteroides (NSAIDs). Essas drogas ajudam a aliviar a dor e o inchaço. Tipos de NSAIDs incluem aspirina, ibuprofeno e naproxeno.
É possível tomar acetaminofeno ou outro analgésico antes de se exercitar. No entanto, não faça exercícios em excesso só porque tomou remédio.
Se estiver tomando analgésicos quase todos os dias, fale com seu médico. Você poderá precisar observar efeitos colaterais, como úlceras e sangramentos. Esses medicamentos também podem aumentar o risco de ataque cardíaco e de derrames.
Os corticoides injetados diretamente na articulação também podem ser usados para reduzir o inchaço e a dor. Entretanto, o alívio dura somente por um curto período. Mais de duas ou três injeções por ano podem ser prejudiciais à saúde.


Muitas pessoas usam remédios de venda livre como a glucosamina e o ácido condroitinossulfúrico.

Esses suplementos podem ser úteis para ajudar a controlar a dor, embora não ajudem no crescimento de novas cartilagens.
Alguns médicos recomendam um período de teste de 3 meses para ver se a glucosamina e a condroitina funcionam.
A capsaicina (Zostrix) em pomada pode ajudar a aliviar a dor. Você pode ter uma sensação de calor ou de queimação ao aplicar a pomada pela primeira vez. Essa sensação desaparece depois de alguns dias de uso. O alívio da dor normalmente começa a partir de uma ou duas semanas.

Um líquido sinovial artificial também pode ser injetado no joelho. Ele pode aliviar a dor por três a 6 meses.



MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA

Os exercícios podem ajudar a manter o movimento geral e das articulações. Peça a seu médico que recomende uma rotina apropriada de exercícios domésticos. Os exercícios aquáticos, como a natação, são especialmente úteis.

Entre outras recomendações sobre estilo de vida estão:

Aplicar frio e calor
Ter uma dieta balanceada e saudável
Repousar
Emagrecer se estiver acima do peso
Proteger as articulações
À medida que a dor da artrose na bacia ou no joelho aumentar, manter as atividades diárias pode se tornar mais difícil ou doloroso.

Fazer algumas mudanças na casa pode diminuir o estresse nas articulações e aliviar um pouco a dor.
As pessoas cujo trabalho esteja causando estresse em determinadas articulações devem encontrar maneiras de reduzir o trauma. Você pode precisar fazer ajustes na área de trabalho ou alterar as tarefas de trabalho.

 


FISIOTERAPIA

A fisioterapia pode ajudar a fortalecer os músculos, a movimentação de articulações rígidas e o seu senso de equilíbrio. Os fisioterapeutas têm técnicas para tratar a artrose. Se você não melhorar com a fisioterapia depois de 6 a 8 semanas, ela provavelmente não funcionará para você.

A massagem também pode trazer alívio rápido para a dor. Certifique-se de se consultar com um massagista experiente que entenda como trabalhar com articulações sensíveis.

ÓRTESES

Em alguns casos, as férulas e as órteses podem sustentar articulações fragilizadas. Algumas impedem o movimento da articulação, enquanto outras permitem algum movimento. Use órteses somente quando o uso for recomendado por seu médico ou fisioterapeuta. O uso incorreto de uma órtese pode causar lesões, rigidez e dor na articulação.

TRATAMENTOS ALTERNATIVOS

A acupuntura é um tratamento baseado na medicina chinesa. Seu funcionamento não está inteiramente claro. Alguns estudos concluíram que a acupuntura pode aliviar a dor de pessoas com artrose.

A S-adenosilmetionina (SAMe, pronuncia-se "Sammy") é uma forma sintética de um bioproduto natural do aminoácido metionina. Ela tem sido comercializada como um remédio para a artrite, mas não há evidência científica para comprovar sua eficácia.

CIRURGIA

Os casos graves de artrose podem necessitar de cirurgia para substituir ou reparar as articulações lesionadas. As opções cirúrgicas abrangem:

Cirurgia artroscópica para remover a cartilagem danificada
Alteração do alinhamento de um osso para aliviar o estresse no osso ou na articulação (osteotomia)
Fusão cirúrgica de ossos, normalmente na coluna (artrodese)
Substituição total ou parcial da articulação danificada por uma articulação artificial (substituição do joelho, quadril, ombro, tornozelo, cotovelo)




Tipos de artrite

Séptica: Inflamação em apenas uma articulação. Causada por fungos ou bactérias. O tratamento deve ser imediato aos sintomas identificados.
Reumatóide: Causa dor e desenvolve a deformidade das articulações de forma permanente. Não possui cura e o tratamento é a base de medicamentos específicos á este tipo de artrite.
Gotosa: Presença de ácido úrico nas articulações afetadas. Decorrente do excesso de álcool e proteínas. O tratamento envolve medicamentos específicos, fisioterapia e dieta alimentar.
Psoriática: Inflamação e destruição articular em pacientes com psoríase. O tratamento deste tipo de artrite, além do uso de medicamentos prescritos por profissionais da área, exige fisioterapia e, nos casos mais agravantes, procedimento cirúrgico.
Idiopática: Afeta, além das articulações, outros órgãos internos do corpo humano, podendo atingir os pulmões e o coração. O tratamento é a base de medicamentos específicos e, em casos mais avançados da doença, através de cirurgia para correção estética.


Tratamento

A artrite não possui cura total, sendo o tratamento um método preventivo e capaz de eliminar os sintomas da doença e melhorar a função muscular. As formas de tratamento incluem medicamentos, fisioterapia e, em casos graves, cirurgia para que o controle da doença seja alcançado e a estética corporal não fique comprometida.
Por ser uma doença que agrava-se com o tempo, a artrite, quanto antes identificada e tratada, menos impactos nocivos causa ao individuo que a adquire. Portanto, atente-se aos sintomas e previna-se. Artrite tem tratamento e pode ser controlada.
A prática de exercícios físicos é indicada para suprir a inflamação nas articulações, além de fortalecer a função muscular. Natação, alongamentos e exercícios elaborados por fisioterapeutas ajudam na superação dos sintomas da doença e na volta progressiva dos movimentos articulares comprometidos pela artrite.

Sintomas de Artrite

Os principais sintomas da artrite costumam seguir um padrão, apesar dos vários tipos diferentes que existem da doença. Eles são:

Dor em articulações
Inchaço nas articulações
Redução na capacidade de mover as articulações
Vermelhidão da pele ao redor da articulação
Rigidez, especialmente pela manhã
Aquecimento ao redor da articulação.



Fontes: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário