quarta-feira, 3 de setembro de 2014




No Brasil, a profissão de biólogo foi regulamentada em 3 de setembro de 1979. Por isso esse dia ficou consagrado aos profissionais da área. A biologia é a ciência da vida (do grego bios = vida e logos = estudo).
Ela estuda as características e o comportamento dos organismos, a origem de espécies e indivíduos, e a forma como estes interagem entre si e com o seu ambiente. Analisam desde genes, células e órgãos, até as populações de plantas e animais e a estrutura dos ecossistemas.
Assim, a biologia abrange diversas áreas: biologia geral, biologia marinha, fisiologia, biofísica, bioquímica, biotecnologia, botânica, ecologia, genética, ciências morfológicas (citologia, anatomia, embriologia etc), microbiologia (imunologia, bacteriologia,etc), biologia econômica (paisagismo, apicultura, piscicultura etc), oceanografia, paleontologia, zoologia e outras.
Nos últimos anos, uma grande revolução científica vêm acontecendo justamente num dos ramos da biologia, a genética. É ela que tem permitido aos cientistas, por exemplo, fazer a clonagem de plantas e animais.
Por estar apresentando novas possibilidades de tratamento médico, de prolongamento da vida, de reprodução do ser humano, a biologia está provocando muitas discussões e debates no campo da moral e já existe uma disciplina, a bioética, só para discutir o que é positivo e o que é negativo em biologia.



Fonte: http://educacao.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário