sábado, 27 de setembro de 2014

27 de Setembro - Dia Nacional do Idoso


A data foi estabelecida em 1999 e serve para refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades.


No Brasil existe muito preconceito e desrespeito em relação às pessoas da terceira idade, são muitos os problemas enfrentados pelos idosos em seu dia-a-dia, a perda de contato com a força de trabalho, a desvalorização de aposentadorias e pensões, a depressão, o abandono da família, a falta de projetos e de atividades de lazer e acesso à saúde.


"Na vida só há duas possibilidades: morrer cedo ou envelhecer. Infelizmente para muitos só este verbo já causa arrepios. Mas, há outra maneira de compreender o envelhecimento. Este é um processo que pode conduzir a uma etapa privilegiada da vida. Quem chega lá, chega ao topo da montanha; e quem chega ao topo é porque soube caminhar!
A recompensa não se faz esperar: é lá do alto da montanha da vida que se descortinam as mais belas paisagens... Montanhas e vales, nascer e pôr do sol, nuvens escuras e céu estrelado, silêncio e os mais diferentes ruídos noturnos vão se alternando para comporem uma sinfonia de beleza incomparável. Basta manter olhos e ouvidos bem abertos!"

 Frei Antônio Moser 

Envelhecer é uma arte!


Um comentário:

  1. "No dia primeiro de outubro comemora-se o dia internacional das pessoas idosas, sendo que a data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social." (Brasil escola)
    "O Dia do Idoso é comemorado no Brasil no dia 1º de Outubro e tem como objetivo a valorização do idoso.
    Até o ano de 2006, esta data era celebrada no dia 27 de Setembro, porém, em razão da criação do estatuto do idoso em 1º de Outubro, o dia do idoso foi transferido para esta data de acordo com a lei número 11.433 de 28 de Dezembro de 2006. Existem varias leis que protegem o idoso de maus tratos"

    ResponderExcluir