quinta-feira, 18 de setembro de 2014

18 de Setembro - Dia Nacional da Televisão




Comemorado no Brasil para marcar a data da Inauguração da PFR-3 TV Difusora (mais tarde TV Tupi), ocorrida na cidade  de São Paulo-SP, em 18 de setembro de 1950. 

A televisão, principal meio de comunicação no Brasil, não tinha um dia próprio. Uns comemoravam no Dia de Santa Clara, outros no Dia da TV (quando John Longie Baird fez suas primeiras experiências) e nunca num dia que se destinasse apenas a lembrar o trabalhos dos nossos profissionais de TV. 


A data escolhida pelos pioneiros não poderia ser outra: 18 DE SETEMBRO. Foi nesta data, em 1950, que a televisão brasileira foi inaugurada com a estréia da PRF-3 TV Tupy-Difusora, canal 3 de São Paulo. 
Essa foi a primeira empreitada da então "APPITE" (Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira), que em 2000 - ano do cinquentenário da televisão no Brasil - começou a dar frutos.
Em 18 de setembro de 2001, o Congresso Nacional criou  o Dia Nacional da Televisão. Uma comitiva de pioneiros foi até lá, à Câmara dos Deputados. Estavam presentes grandes nomes como Vida Alves (presidente da Pró-TV),  Paulo Cabral de Araújo (Diários Associados), Paulo Machado de Carvalho Neto (ABERT), Mauro Salles, Maestro Júlio Medaglia, Geórgia Gomide e Marcos Plonka. 
Graças a essa conquista e ao significado do dia 18 de setembro, anualmente a Pró-TV comemora a data.



Fonte: http://www.museudatv.com.br/dianacionaldatv.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário