segunda-feira, 1 de setembro de 2014

01 de Setembro - Dia do Corinthians Paulista




Comemorado no Estado de São Paulo conforme Lei Nº 13.659, de 02.09.2009, para marcar a data da Fundação do Sport Club Corinthians Paulista, ocorrida em 01 de setembro de 1910.

O Sport Clube Corinthians Paulista foi fundado em 1º de setembro de 1910, por um grupo de operários, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, tendo se desenvolvido em várias áreas esportivas além do futebol, como: remo, vôlei, natação, basquete, handebol, futsal e outros.

Por ter sido um clube que dava oportunidades às pessoas mais carentes e humildes, ficou conhecido como clube do povo, vindo a receber a alcunha de timão.

A primeira equipe de futebol do clube foi formada por trabalhadores de humildes profissões, como Antônio Pereira e Joaquim Ambrósio, que eram pintores de parede; Carlos Silva, trabalhador braçal; Anselmo Correia, que era motorista e Rafael Perrone, sapateiro, além de outros.

A administração do clube ficou sob a responsabilidade de Miguel Bataglia, como presidente; Alexandre Magnuni e Salvador Lapomo, como vice-presidentes; como secretário, Antônio Alves Nunes; como tesoureiro, João da Silva; e Carlos Silva como procurador geral.

Ao longo de sua história foram vários títulos conquistados, sendo no âmbito estadual, nacional e internacional.

Em homenagem à cidade de São Paulo, o Corinthians conquistou o título de campeão paulista, em 1954, sendo um de seus principais títulos.

Além desse, dois outros títulos contam como principais conquistas do clube, que voltou a vencer um campeonato paulista após 22 anos de luta, em 1977; e se tornou campeão brasileiro, em 1990.

O único campeonato internacional vencido pelo clube foi o Mundial de Clubes da FIFA, conquistado no ano de 2000.

Dentre outros títulos então o campeonato brasileiro, que venceu nos anos de 1990, 1998, 1999 e 2005. Mas nem tudo no time são conquistas, no ano de 2008 o mesmo foi rebaixado para a série B, conseguindo voltar à série A em 2009, porém com uma campanha pouco criativa, baseada apenas na classificação para a disputa da Taça Libertadores da América, em 2010.

Nas disputas da copa do Brasil, foi campeão nos anos de 1995 e 2002, sendo que do torneio Rio-São Paulo venceu em 1950, 1953, 1954, 1966 e 2002, sem contar as conquistas dos campeonatos estaduais, que foram várias.

Guarani e Pirajá foram os autores do primeiro hino do Corinthians, mas o escolhido como oficial foi o do radialista Lauro D’Ávila, mais conhecido como Campeão dos Campeões, criado nos anos de 1951 e 1952. O trecho mais conhecido de sua letra é a parte inicial que diz: “salve o Corinthians, o campeão dos campeões, eternamente destro dos nossos corações, salve o Corinthians de tradições e glórias mil, tu és orgulho dos esportistas do Brasil”.

Já o gavião, símbolo do clube, foi adotado como mascote por ser uma ave forte e que possui as mesmas cores do time. Daí surgiu o nome de sua torcida organizada: “Gaviões da Fiel”, sendo considerada a segunda maior torcida do país, disputando o título com a torcida do flamengo, time carioca, com cerca de 25 milhões de torcedores, segundo pesquisas do IBOPE e da Data Folha.


Por Jussara de Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário