quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Fotografar pode causar danos à memória, segundo estudos publicado na revista Psychological Science



Segundo estudos publicado na revista Psychological Science, tirar fotos de eventos como aniversários, casamentos, nascimentos e afins tornou-se tão “comum” como comemora-lo.
Tendo essa obsessão em querer gravar todos os detalhes dos momentos pode ser prejudicial a nossa capacidade de lembrar-se deles daqui alguns anos.
A Dr. Linda Henkel , da Universidade de Fairfield (Connecticut), descreveu-o como o “efeito de deficiência de tirar foto .”
Segundo ela: “Quando as pessoas confiam na tecnologia para se lembrar para eles – contando com a câmera para registrar o evento e, assim, não precisar atendê-la plenamente em si – ele pode ter um impacto negativo sobre a forma como eles se lembram de suas experiências.”
Dr. Henkel e sua equipe realizaram um experimento e em um museu os participantes tiveram de tirar fotos das exposições, e no dia seguinte chegaram ao resultado de que estava dificultando a capacidade de visitantes para lembrar o que tinham visto.
Os resultados mostraram que as pessoas eram menos precisos para reconhecer os objetos que tinha fotografado em comparação com aqueles que só tinha olhado. Verificou-se que a sua memória de detalhes para os objetos que haviam fotografado era mais pobre

 .
Muitos artistas de grandes nomes da música como Beyoncé , Prince e Björk, todos têm insistido sobre as proibições de fotografias em suas performances alegando que as câmeras tiram todo seu desempenho.
“Estes resultados mostram como o” olho da mente “e olho da câmera não são os mesmos “, diz Dr. Henkel.
Laboratório da Henkel está atualmente investigando outros fatores relacionado à este.
“A fim de lembrar, temos de acessar e interagir com as fotos, ao invés de apenas acumular-los”, disse o Dr. Henkel.





Fontes: Telegraph/http://www.vocesabia.net/saude/fotografar-pode-causar-danos-a-memoria/



Nenhum comentário:

Postar um comentário