sábado, 9 de agosto de 2014

Comemorações de 9 de Agosto


Dia da Padroeira da Bolívia
comemoração móvel da Cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007: 1º e 2º sábados de agosto.
Dia da Romaria do Bom Jesus dos Passos da Freguesia do Ó
comemoração móvel da Cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007: 2º sábado de agosto.
Dia Municipal do Chevrolet Clube do Brasil de Carros Antigos
comemoração móvel da Cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007: 1º e 2º sábados de agosto.
Dia Nacional da Venda de Garagem ou "National Garage Sale Day"
comemoração móvel dos Estados Unidos da América: 2º sábado de agosto.
Dia da Bandeira Nacional
comemorado no Gabão, para marcar a data da adoção da Bandeira Nacional gabonense, ocorrida em 9 de Agosto de 1960, com suas 3 faixas horizontais: simbolizando a floresta equatorial [verde], o sol [amarelo] e o mar [azul].
Dia da "Bomba de Nagasaki"
comemorado no Japão, em memória às vítimas da Bomba atômica de Nagasaki, que foi detonada em 9 de agosto de 1945 pelos norte-americanos, durante a 2ª Guerra Mundial.
Dia da Educação Especial ou "Día de la Educación Especial"
comemorado por argentinos, para marcar a data da Criação da Direção de Educação Especial ou "Dirección de Educación Especial" da Argentina, ocorrida em 9 de agosto de 1949.
Dia da Família Paulista
comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 11.040 de 9 de janeiro de 2002, com o fim de chamar a atenção da sociedade como um todo, e principalmente da comunidade cristã, para a importância do núcleo familiar no contexto social, numa época tradicionalmente consagrada à família em geral pela CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil], visto que os católicos brasileiros costumam celebrar a "Semana Nacional da Família" no 2º domingo de agosto, quando o legislador tinha em mente que não só as igrejas dos diversos cultos, mas também a sociedade em geral devessem promover eventos alusivos ao tema e a essa data comemorativa, com seminários, palestras e conferências, para valorizar cada vez mais os padrões éticos e morais da família.
Dia da Festa de São Panteleimon
celebrado na Igreja Ortodoxa Russa, em louvor de São Panteleimon, que é tido como um grande Mártir por ortodoxos russos.
Dia da Mobilização no Combate à Fome e pela Vida
comemoração do Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 10.620 de 16 de agosto de 2000, que está relacionada com o "Dia Nacional de Mobilização pela Vida" no Brasil, para marcar a data da morte do sociólogo e ativista brasileiro dos direitos humanos, Herbert José de Sousa [conhecido como Betinho], que foi o grande idealizador do projeto "Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida", e que faleceu em 9 de agosto de 1997.
Dia da Pátria
comemorado em Cingapura [Republic of Singapore ou Republik Singapura], para marcar a data da separação dos singapurenses em relação à Malásia, ocorrida em 9 de agosto de 1965.
Dia de Ação Contra a Dengue
comemoração mensal do Estado brasileiro do Paraná,conforme Lei Nº 17675 de 10 de setembro de 2013, para ser celebrada no dia 9 de cada mês.
Dia de Conscientização do Combate à Fome e à Miséria
comemorado no Distrito Federal brasileiro, conforme Lei Nº 2.555 de 15 de junho de 2000, para marcar a data da morte do sociólogo e ativista brasileiro dos direitos humanos, Herbert José de Sousa [conhecido como Betinho], que faleceu em 9 de agosto de 1997, e que foi o grande idealizador do projeto "Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida".
Dia de Frank Zappa ou "Frank Zappa Day"
comemorado na cidade norte-americana de Baltimore-=EUA, em tributo ao compositor musical, diretor de cinema, guitarrista elétrico e produtor musical estadunidense, Frank Vincent Zappa, que esteve ativo durante mais de 30 anos, compondo Jazz, rock, músicas eletrônicas, músicas instrumentais, dirigindo filmes e vídio-clipes, além de produzir quase todos os mais de 60 álbuns que ele lançou com a banda "Mothers of Invention" e como artista solo.
Dia Distrital da Equoterapia
comemorado no Distrito Federal do Brasil, conforme Lei Nº 5.059 de 5 de março de 2013, em apoio ao "Dia Nacional da Equoterapia" de brasileiros, que está relacionado com a data do início do 12º Congresso Internacional de Equoterapia ou "12º International Congress Of Therapeutic Riding", promovido entre os dias 8 ou 9 e 12 de agosto de 2006 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães no Distrito Federal de Brasília-DF pela FRDI [federação Internacional de Montaria para Deficientes ou "Federation of Riding for the Disabled International"] e pela ANDE [Associação Nacional de Equoterapia], no 1º evento dessa natureza realizado na América Latina, para se discutir esse método terapêutico que utiliza a relação entre homem e cavalo sob uma ótica interdisciplinar, na busca do desenvolvimento biopsicossocial, da habilitação e da reabilitação de pessoas com deficiências.
Dia do Advogado ou "Día del Abogado"
comemorado no Panamá, para marcar a data do nascimento do advogado, ensaísta, político e sociólogo panamenho, Justo Arosemena, que é tido como Pai da Nacionalidade e um dos mais ilustres panamenhos de seu tempo, por ele haver dedicado sua vida na luta pela autonomia dos panamenhos em relação à Colômbia.
Dia do Funcionário de Loterias e quininhas ou "Día del Funcionario de Loterías y Quinielas"
comemoração de uruguaios não confirmada.
Dia do início da Semana Estadual da Cidadania
comemorada no Estado brasileiro da Paraíba, conforme Lei Nº 6.597 de 12 de janeiro de 1998, com uma programação a ser desenvolvida pelo CDDHC [Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão], para marcar a data da morte do sociólogo e ativista brasileiro dos direitos humanos, Herbert José de Sousa [conhecido como Betinho], que faleceu em 9 de agosto de 1997, e que foi o grande idealizador do projeto "Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida", numa semana dedicada à lembrança dos compromissos expressos no artigo 3º da Constituição Federal do Brasil: pela construção de uma sociedade livre, justa e solidária, pela erradicação da pobreza e da marginalização e pela redução das desigualdades sociais e regionais.
Dia do "Movemento Quit India" ou "Bharat Chhodo Andolanou"
comemorado na Índia, em memória a um movimento de desobediência civil lançado na Índia em Agosto ou "Kranti" de 1942 como uma resposta à proposta do líder pacifista indu, Mohandas Gandhié ou Mahatma Gandhi [Mohandas Karamchand Gandhi], com o nome de "a independência imediata", que então pretendia levar o governo britânico para a mesa de negociações, mas que terminou por causar a detenção de quase todo o Congresso Nacional Indiano, menos de 24 horas após a deflagração do movimento, com a maioria deles sendo mantida no cárcer pelo resto da "2ª Guerra Mundial".
Dia do Profissional de Informática
comemorado na Cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 12.696 de 29 de junho de 1998 e Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007, para uma categoria profissional sob a jurisdição do STNDPD-SP [Sindicato dos Trabalhadores de Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo].
Dia do Voleibol
comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 13.643 de 1 de setembro de 2009, para marcar a data da fundação da CBV [Confederação Brasileira de Voleiball ou Confederação Brasileira de Voleibol], que foi constituída em 9 ou 16 de agosto de 1954 na cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ, e a data da conquista do 1º título olímpico do voleibol brasileiro, ocorrida em 9 de agosto de 1992 nas Olimpíadas de Barcelona na Espanha.
Dia dos Meninos Verdes
comemorado na mitologia normanda, em honra de criaturas com cabeça de folha e corpo de criança, cuja proximidade era tida pelos normandos como um sinal de boa sorte.
Dia em Memória de Radbod
comemorado por adeptos do Asatrú Vanatru, em tributo ao rei ou duque frísio, Radbod ou Redbad, tido como o último governante da Frísia independente até antes da dominação dos francos.
Dia Estadual da Mobilização pela Vida
comemoração do Estado brasileiro do Mato Grosso, conforme Lei Nº 8.683 de 18 de julho de 2007, que está relacionada com o "Dia Nacional de Mobilização pela Vida" no Brasil, para marcar a data da morte do sociólogo e ativista brasileiro dos direitos humanos, Herbert José de Sousa [conhecido como Betinho], que foi o grande idealizador do projeto "Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida", e que faleceu em 9 de agosto de 1997,.
Dia Estadual de Mobilização de Combate à Fome e Pela Vida
comemoração do Estado brasileiro da Paraíba, conforme Lei Nº 7.384 de 8 de setembro de 2003, que está relacionada com o "Dia Nacional de Mobilização pela Vida" no Brasil, para marcar a data da morte do sociólogo e ativista brasileiro dos direitos humanos, Herbert José de Sousa [conhecido como Betinho], que foi o grande idealizador do projeto "Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida", e que faleceu em 9 de agosto de 1997,.
Dia Estadual de Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida
comemoração do Estado brasileiro de Minas Gerais, conforme Lei Nº 12859 de 15 de junho de 1998, que está relacionada com o "Dia Nacional de Mobilização pela Vida" no Brasil, para marcar a data da morte do sociólogo e ativista brasileiro dos direitos humanos, Herbert José de Sousa [conhecido como Betinho], que foi o grande idealizador do projeto "Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida", e que faleceu em 9 de agosto de 1997,.
Dia Estadual de Mobilização pela Vida
comemoração dos Estados brasileiros do Ceará [Lei Nº 13.362 de 16 de setembro de 2003], Goiás [Lei N° 14.527 de 11 de setembro de 2003] e Santa Catarina [Lei 12.347 de 9 de julho de 2002], que está relacionada com o "Dia Nacional de Mobilização pela Vida" no Brasil, para marcar a data da morte do sociólogo e ativista brasileiro dos direitos humanos, Herbert José de Sousa [conhecido como Betinho], que foi o grande idealizador do projeto "Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida", e que faleceu em 9 de agosto de 1997,.
Dia Estadual do Líder Comunitário
comemorado no Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 13.474 de 20 de maio de 2004.
Dia Internacional de Solidariedade com a Luta das Mulheres na África do Sul e Namíbia ou "International Day Solidarity with the Struggle of Women in South Africa and Namibia"
comemoração instituída pela Assembléia Geral da ONU [Organização das Nações Unidas] na Resolução Nº 36/172/K de 17 de dezembro de 1981, para marcar a data daquela que é tida como a maior manifestação feminina de todos os tempos até então entre os sul-africanos, ocorrida na frente da sede do Governo da África do Sul na localidade sul-africana de Pretória em 9 de agosto de 1956, e que contou com a participação de cerca de vinte mil mulheres de todas as regiões da África do Sul, sob a liderança das feministas sul-africanas, Albertina Sisulu, Lilian Ngoyi e Helen Joseph, num protesto contra a obrigatoriedade de as mulheres negras terem de usar o documento de circulação [conhecido por "pass"] [caderneta instituída pelos ingleses a partir do século XIX que era obrigatória aos negros sul-africanos e na qual estava escrito onde eles podiam ir] durante o "apartheid", limitando a movimentação dessa gente entre as áreas rurais onde habitavam e os centros urbanos da África do Sul.
Dia Internacional do "Coworking" ou "International Coworking Day"
comemorado por adeptos do "Coworking", a partir do termo cunhado em 1999 pelo pioneiro norte-americano de tecnologias do trabalho colaborativo, Bernie DeKoven ou Bernard Dekoven,, para marcar a data da inauguração daquele que é tido como o 1º "coworking" do mundo, um espaço que faz as vezes de escritório e que foi criado em 9 de agosto de 2005 na cidade norte-americana de São Francisco-EUA pelo programador norte-americano, Brad Neuberg, materializando essa nova forma de trabalho, num espaço [que até pode ser um café] equipado com toda a infra-estrutura tecnológica necessária [sem esquecer a presença do calor humano, é claro,] e compartilhado por profissionais das mais distintas áreas de atuação, que está se espalhando pela cabeça dos profissionais pelo mundo a fora, por dar a oportunidade para eles produzirem num local criativo e confortável para se trabalhar.
Dia Internacional dos Povos Indíginas do Mundo ou "International Day of Indigenous Peoples of World"
comemoração instituída pela Assembléia Geral da ONU [Organização das Nações Unidas] na Resolução 49/214 de 23 de dezembro de 1994, para marcar a data da 1ª reunião do Grupo de Trabalho sobre as Populações Indígenas da Subcomissão sobre Promoção e Proteção dos Direitos Humanos ou "Working Group on Indigenous Populations of the Subcommission on the Promotion and Protection of Human Rights" da ONU, que se reuniu na cidade suíça de Genebra em 9 de agosto de 1982.
Dia Municipal dos Povos Indígenas
comemoração da cidade brasileira de Belém do Pará-PA, conforme Lei Nº 8.637 de 25 de abril de 2008, quando deverá ser celebrada a cultura e a tradição indígena, em apoio ao "Dia Internacional dos Povos Indíginas do Mundo" ou "International Day of Indigenous Peoples of World", para marcar a data da 1ª reunião do Grupo de Trabalho sobre as Populações Indígenas da Subcomissão sobre Promoção e Proteção dos Direitos Humanos ou "Working Group on Indigenous Populations of the Subcommission on the Promotion and Protection of Human Rights" da ONU, que se reuniu na cidade suíça de Genebra em 9 de agosto de 1982.
Dia Nacional da Aviação dos Corpos de Bombeiros Militares
comemoração proposta para o Brasil pelo Projeto de Lei Nº 5360 de 2009, para marcar a data do acidente da aeronave do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal brasileiro, que matou 3 militares brasileiros em 9 de agosto de 2007 na comunidade brasileira de Ceilândia-DF, numa ação em que o helicóptero dos bombeiros era usado para resgatar um corpo humano encontrado num lixão.
Dia Nacional da Cultura ou "Día Nacional de la Cultura"
comemorado no Equador, conforme Decreto Nº 677 de 6 de agosto de 1975 [que também instituiu o "Prêmio Nacional de Cultura Eugenio Espejo"], para marcar a data da criação da CCE [Casa da Cultura Equatoriana ou "Casa de la Cultura Ecuatoriana"], que foi instituída em 9 de agosto de 1944 por iniciativa do escritor e promotor cultural equatoriano, Manuel Benjamín Carrión, enquanto um dos mais altos valores das letras equatorianas, responsável por também encabeçar esse projeto com o fim de fomentar, orientar e coordenar o desenvolvimento de uma autêntica cultura nacional no Equador.
Dia Nacional da Equoterapia
comemoração do Brasil, conforme Lei Nº 12.067 de 29 de outubro de 2009, que está relacionada com a data do início do 12º Congresso Internacional de Equoterapia ou "12º International Congress Of Therapeutic Riding", promovido entre os dias 8 ou 9 e 12 de agosto de 2006 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães no Distrito Federal de Brasília-DF pela FRDI [federação Internacional de Montaria para Deficientes ou "Federation of Riding for the Disabled International"] e pela ANDE [Associação Nacional de Equoterapia], no 1º evento dessa natureza realizado na América Latina, para se discutir esse método terapêutico que utiliza a relação entre homem e cavalo sob uma ótica interdisciplinar, na busca do desenvolvimento biopsicossocial, da habilitação e da reabilitação de pessoas com deficiências.
Dia Nacional da Mulher
comemorado desde 1995 por sul-africanos, a partir de um decreto do Governo de Unidade Nacional presidido pelo líder anti-"apartheid", Nelson Mandela, para marcar a data daquela que é tida como a maior manifestação feminina de todos os tempos até então entre os sul-africanos, ocorrida na frente da sede do Governo da África do Sul na localidade sul-africana de Pretória em 9 de agosto de 1956, e que contou com a participação de cerca de vinte mil mulheres de todas as regiões da África do Sul, sob a liderança das feministas sul-africanas, Albertina Sisulu, Lilian Ngoyi e Helen Joseph, num protesto contra a obrigatoriedade de as mulheres negras terem de usar o documento de circulação [conhecido por "pass"] [caderneta instituída pelos ingleses a partir do século XIX que era obrigatória aos negros sul-africanos e na qual estava escrito onde eles podiam ir] durante o "apartheid", limitando a movimentação dessa gente entre as áreas rurais onde habitavam e os centros urbanos da África do Sul.
Dia Nacional das Bibliotecas
comemorado por indianos, para marcar a data do nascimento do cientista da informação, escritor, matemático e bibliotecário indiano, Sirkali Ramamrita Ranganathan, que veio ao mundo em 9 de agosto de 1892, e que contribuiu com as 5 Leis da Biblioteconomia e com o desenvolvimento do 1º grande sistema analytico-sintético de classificação bibliográfica, que entraria para a história como Classificação Colon ou "Colon Classification", e que daria origem à "Classificação Internacional" de dados bibliográficos, a partir de 1975, o que fez com que ele seja considerado como o "pai da biblioteconomia, documentação e ciência da informação" na Índia, além de ser amplamente conhecido em todo o resto do mundo, por conta do seu pensamento fundamental nessa área.
Dia Nacional de Mobilização pela Vida
comemoração de brasileiros, que está oficializada no Distrito Federal brasileiro pela Lei Nº 2.928 de 6 de março de 2002, além de mais algumas cidades do Brasil, e que tem por fim marcar a data da morte do sociólogo e ativista brasileiro dos direitos humanos, Herbert José de Sousa [conhecido como Betinho], que foi o grande idealizador do projeto "Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida", e que faleceu em 9 de agosto de 1997, cuja iniciativa conta com o aval de várias e conceituadas entidades brasileiras, entre elas, a Rede Nacional de Ação da Cidadania contra a Fome e a Miséria pela Vida, o Embrião, o Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional, a CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil], o Conic [Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil], a Comissão Brasileira de Justiça e Paz, o Ibase [Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas], o Coep [Centro de Orientação e Encaminhamento Profissional], a Ágora, o Inesc [Instituto de Estudos Socioeconomicos], o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e a Comissão de Direitos Humanos da Câmara brasileira dos Deputados, entre outras, num dia dedicado à lembrança dos compromissos expressos no artigo 3º da Constituição Federal do Brasil: pela construção de uma sociedade livre, justa e solidária, pela erradicação da pobreza e da marginalização e pela redução das desigualdades sociais e regionais nas Terras Brasilis.
Dia Nacional de Solidariedade com as Vítimas de Agressões Sexuais e Contra a Violência aos Meninos, Meninas e Adolescentes ou "Día Nacional de la Solidaridad con las Víctimas de Agresiones Sexuales y en Contra de la Violencia Sexual en Niños, Niñas y Adolescentes"
comemorado na Bolívia, conforme Lei Nº 3773 de 12 de novembro de 2007.
Dia Nacional do Pudim de Arroz ou "National Rice Pudding Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América.
Dia Nacional dos Povos Indígenas ou "Día Nacional de los Pueblos Indígenas"
comemoração do Panamá, conforme Lei Nº 42 de agosto de 2010, que também mandou o Ministério panamenhho da Educação ou Ministerio de la Educación e as instituições de educação oficiais e privadas do Panamá realizarem celebrações alusivas a essa data comemorativa, em apoio ao "Dia Internacional dos Povos Indíginas do Mundo" ou "International Day of Indigenous Peoples of World", para marcar a data da 1ª reunião do Grupo de Trabalho sobre as Populações Indígenas da Subcomissão sobre Promoção e Proteção dos Direitos Humanos ou "Working Group on Indigenous Populations of the Subcommission on the Promotion and Protection of Human Rights" da ONU, que se reuniu na cidade suíça de Genebra em 9 de agosto de 1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário