sábado, 14 de junho de 2014

14 de Junho - Dia Mundial do Doador de Sangue


Para marcar a data do nascimento do Médico e Biólogo austríaco-norte-americano, Karl Landsteiner, que veio ao mundo em 14/06/1868.
Landsteiner dedicou-se a comprovar que havia diferenças no sangue de diversos indivíduos. Ele colheu amostras de sangue de diversas pessoas, isolou os glóbulos vermelhos e fez diferentes combinações entre plasma e glóbulos vermelhos, tendo como resultado a aglutinação dos glóbulos em alguns casos, formando grânulos, e em outros não. Landsteiner explicou então por que algumas pessoas morriam depois de transfusões de sangue e outras não. Em 1930 recebeu o Nobel de Fisiologia/Medicina por este trabalho. É recordado também por ter sido um dos proponentes do termo "anticorpo", para as substâncias responsáveis pela aglutinação do sangue.
Para doar é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário