quinta-feira, 1 de maio de 2014

1º de Maio - Dia Mundial do Trabalho



Comemorado em muitos países e declarado oficialmente como feriado nacional no Brasil pela Lei Nº 662 de 6 de abril de 1949, que foi alterada pela Lei Nº 10.607, de 19.12.2002.
A comemoração foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris, França. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época. Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade.
Desenho das exigências dos trabalhadores de Chicago

A origem do Dia Mundial do Trabalhador:

No ano de 1886, no dia primeiro de Maio, milhares de trabalhadores da indústria da cidade de Chicago foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho. Dentre as exigências dos trabalhadores estavam, por exemplo, itens como a jornada de oito horas de trabalho, já que os mesmos chegavam a fazer mais de treze horas por dia. Neste mesmo dia, em protesto, houve greve geral dos trabalhadores nos Estados Unidos. 


Com os protestos, houveram conflitos de manifestantes com a polícia, o que resultou em diversos trabalhadores feridos e outros mortos. Três anos após o ocorrido a Segunda Internacional Socialista, em Paris, criou o Dia Mundial do Trabalho em homenagem aos manifestantes mortos e desde então a data é comemorada ao redor do Mundo com o objetivo de melhorias nas condições de trabalho no geral.

Curiosidades relacionadas ao Dia Mundial do Trabalhador:
Em 1º de Maio de 1940: No dia de comemoração foi criado o salário mínimo pelo então presidente Getúlio Vargas.


Em 1º de Maio de 1941: Na data foi criada a Justiça do Trabalho com o objetivo de cuidar dos direitos dos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário