sábado, 26 de abril de 2014

26 de Abril de 1500 – É realizada a primeira missa no Brasil


A celebração da primeira missa no Brasil foi feita pelo frade Henrique de Coimbra no dia 26 de abril de 1500, domingo de páscoa, na cidade de Porto Seguro na Bahia e descrita por Pêro Vaz de Caminha na carta que enviou ao rei  de Portugal,  D.Manuel I (1495-1521), dando conta do descobrimento do Brasil,  então Terra de Vera Cruz, pela armada de Pedro Álvares Cabral que se dirigia à  Índia.
Diante de uma grande cruz de madeira e um altar rústico, montados em meio a vegetação exuberante, Pedro Álvares Cabral, seus oficiais, tripulantes, marinheiros e dezenas de curiosos indígenas observam frei Henrique Soares de Coimbra celebrar a primeira cerimônia cristã em território brasileiro.
O religioso dirige-se à congregação nestes termos: " Esta viagem e a descoberta foram feitas em honra e obediência à cruz." As palavras de frei Henrique traduziam muito mais do que mero simbolismo. De fato, foi sob à sombra da cruz que os portugueses aqui chegaram. A empreitada que lançou os lusitanos aos mares foi uma saga alimentada, em grande medida, pelo fervor cristão. Uma verdadeira cruzada iniciada no século 15.

O comportamento dos índios na primeira missa em solo brasileiro.
Os índios muito respeitosos e curiosos acompanharam de perto tudo o que os portugueses estavam fazendo, alguns até chegaram a imitar tudo o que eles faziam como por exemplo se os portugueses levantassem os índios também se levantavam, se eles ajoelhavam os índios também se ajoelhavam. Dessa forma Vaz de Caminha acreditava que n ao seria difícil a conversão dos índios.

O dia é ainda marcado como feriado, em Portugal, no município de Belmonte, terra natal de Pedro Álvares Cabral.
 

Um comentário: