segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

2 de Dezembro - Dia da Astronomia no Brasil


Esta data é comemorada no mesmo dia do aniversário do imperador do Brasil Pedro II, que era um astrônomo amador. Do grego “leis das estrelas”, é a ciência que envolve os planetas, estrelas, galáxias, telescópios, missões espaciais e grandes descobertas. A astronomia lida com a origem, evolução, composição, distância e movimentação dos corpos e matérias dispersos no universo, e é também a ciência mais antiga que existe. Galileu Galilei foi o pai da astronomia moderna e maior cientista de todos os tempos! Foi ele que apoiou a teoria de Copérnico de que o Sol, e não a Terra era o centro do sistema planetário. Experimente observar o céu à noite, e veja a quantidade de estrelas que podem ser vistas, além de alguns planetas que também podem ser vistos a olho nu!
Dom Pedro II do Brasil, com nome completo Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, nasceu no Rio de Janeiro, 2 de dezembro de 1825, faleceu em Paris, 5 de dezembro de 1891, chamado O Magnânimo, foi o segundo e último Imperador do Brasil de fato. D. Pedro II foi o sétimo filho de Dom Pedro I e da arquiduquesa Dona Leopoldina de Áustria. Sucedeu ao seu pai, que abdicara em seu favor para retomar a coroa de Portugal, à qual renunciara em nome da filha mais velha, D. Maria da Glória. Pelo lado paterno, era sobrinho de Miguel I de Portugal, enquanto, pelo lado materno, sobrinho de Napoleão Bonaparte e primo dos imperadores Napoleão II da França, Francisco José I da Áustria e Maximiliano I do México. Sendo o irmão mais novo de D. Maria da Glória, também fora tio de D. Pedro V e D. Luís I, reis de Portugal. 
Dom Pedro II era astrônomo amador. A sociedade Brasileira de Astronomia, fundada em 1947, indicou a data de seu nascimento e também conferiu a Pedro II, um grande incentivador da ciência astronômica, o título de patrono da Astronomia Brasileira. A Astronomia é uma ciência que lida com a origem, evolução, composição, distância e movimentação dos corpos e matérias dispersos no universo, sendo a ciência mais antiga que se conhece, existindo desde as primeiras civilizações registradas. Em 2000 a.C, os chineses já possuíam escolas de Astrologia, em muito contribuindo para a evolução de sua Astronomia. Também os gregos, os egípcios, os muçulmanos, em épocas de poucos instrumentos, e de observação a olho nu, já utilizavam essa ciência. No mundo de hoje, o que se pesquisa e comprova é saudado como contribuição para a humanidade, mas houve um tempo em que os homens eram condenados a morrer por causa de suas teorias. Entre esses, estavam alguns importantes astrônomos. 
Astronomia, que etimologicamente significa "lei das estrelas", é hoje uma ciência que se abre num leque de categorias complementares aos interesses da física, da matemática e da biologia. Envolve diversas observações procurando respostas aos fenômenos físicos que ocorrem dentro e fora da Terra bem como em sua atmosfera e estudam as origens, evolução e propriedades físicas e químicas de todos os objetos que podem ser observados no céu, bem como todos os processos que os envolvem. Observações astronômicas não são relevantes apenas para a astronomia, mas também fornecem informações essenciais para a verificação de teorias fundamentais da física, tais como a teoria da relatividade geral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário