domingo, 22 de setembro de 2013

5 coisas que você deve saber sobre a primavera


"Próxima estação chega com características mais amenas, típicas de um período de transição.
Apesar do final de semana de clima nada atraente, com chuva, vale o registro de que a primavera começa às 17h44min deste domingo. Após um inverno com três ocorrências de neve e temperatura abaixo da média, a próxima estação chega com características mais amenas, típicas de um período de transição entre épocas de extremos no ano. Em outubro, as mínimas devem ficar acima do normal. 

— Será um mês relativamente mais quente — diz Rogério Rezende, do 8º Distrito de Meteorologia. 

Para o mesmo mês, a tendência é de que o volume de chuva fique dentro do esperado. Em novembro também, com exceção da Serra e de parte do Planalto, regiões que tendem a se manter mais secas. Em dezembro, a Fronteira Oeste, o Extremo Sul e parte da Campanha também terão chuva abaixo da média. No restante do Estado, predominará a normalidade. Segundo Rezende, não há previsão de interferência de fenômenos extradiordinários, como El Niño e La Niña. 
Confira algumas curiosidades sobre a estação que se inicia. 

1 - MAIS QUENTE 

Outubro deve ter temperaturas mínimas acima do normal. Em Uruguaiana, onde a mínima média costuma ser de 14°C, devem ser registrados pelo menos 2°C a mais. A máxima, habitualmente em 25,7°C, pode alcançar 28°C. Na Capital, a oscilação acima da média pode ser mais sutil, com acréscimo de 0,5°C à mínima habitual de 15°C e à máxima de 24,4°C. 

2 - CUIDADO COM ALERGIAS 

As crises de alergias respiratórias tendem a se tornar mais frequentes, devido à polinização das árvores e às oscilações de temperatura. Algumas dicas para amenizar o desconforto: 
– Lave edredons e cobertores. 
– Evite tapetes em casa. 
– Limpe o chão e os móveis com pano úmido ou vaporizadores. 
– Não coloque plantas naturais nos quartos. 
– Use óculos escuros. 

3 - EFEITO CEBOLA 

Preste atenção à previsão do tempo. A primavera é uma estação de transição, acumulando características do inverno e do verão. Para não ser surpreendido, vale se preparar para o “efeito cebola”, referência comum entre os médicos: vista-se de forma a poder retirar casacos e blusas mais pesados conforme a temperatura vai se elevando ao longo do dia. 

4 - ALIMENTAÇÃO LEVE 

A nutricionista Lenice Zarth Carvalho sugere algumas adaptações para o cardápio: 
– Opte por alimentos crus, com mais vitaminas. 
– Beba um litro e meio de água (seis copos) por dia. Para quem pratica atividade física, a quantidade deve ser maior. 
– Troque pratos calóricos, à base de molhos por receitas mais leves. As saladas ficam mais atraentes a partir de agora. Prefira peixe e frango em vez de carne vermelha. Omeletes são uma boa opção para substituir as carnes.
– Sucos podem ser incluídos no café da manhã e nos lanches.

5 - EQUINÓCIO 

Neste domingo, quando a primavera começar nos países localizados abaixo da linha do Equador, às 17h44min, os dois hemisférios terrestres estarão recebendo a mesma quantidade de luz solar. Se por aqui o clima fica mais ameno, no hemisfério norte, será o início do outono. Dia e noite terão a mesma duração: 12 horas cada um."



Fonte: ZERO HORA


Nenhum comentário:

Postar um comentário