terça-feira, 20 de agosto de 2013

A polpa do açaí é um ótimo energético

A árvore que produz o açaí chama-se açaizeiro  É uma espécie de palmeira encontrada no Amazonas, Pará, Maranhão, Acre e Amapá.
O açaí pode ser consumido de diversas formas: sucos, doces, sorvetes e geleias. Atualmente é muito consumido o açaí na tigela, onde a polpa é acompanhada de frutas e até mesmo de outros alimentos. Na região amazônica, a polpa do açaí é muito consumida com farinha de mandioca ou tapioca.
A polpa do açaí é um ótimo energético, sendo que cada 100 gramas possui 250 calorias.

O açaí é uma fruta rica em proteínas, fibras e lipídios.

Encontramos nesta fruta as seguintes vitaminas: vitaminas C, B1 e B2.

O açaí também possui uma boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio.

A indústria de cosmésticos nacional e internacional está utilizando o açaí para produzir cremes, shampos e outros produtos de beleza.

As sementes do açaí são utilizadas no artesanato da região norte.

As folhas do açaízeiro são usadas para a produção de produtos trançados (bolsas, redes, sacolas, etc) e, devido sua resistência, serve como cobertura de casas (produção de telhados).
A antocianina é a responsável pela cor roxo-escura da fruta. O pigmento natural é um flavonóide com poder antioxidante que confere ao açaí a capacidade de combater e neutralizar a ação dos radicais livres. “Ele ajuda a prevenir doenças como câncer, diabetes e Alzheimer, além de proteger contra males cardiovasculares e circulatórios”

Mousse de banana com Açaí

• 12 bananas nanica médias – 4 delas picadas

• 2 pacotes de gelatina sem sabor

• 1 lata de creme de leite

• 1 lata de leite condensado

• 1kg de Soft Açaí Tutti Frutti

• 4 claras

Modo de Preparo

Bata as claras em neve, até que virem uma espuma consistente. Prepare a gelatina normalmente e bata no liquidificador com o creme de leite, o leite condensado, o Açaí e 8 bananas. Junte à mistura bem delicadamente as claras em neve e o restante das frutas picadas.  Coloque a massa na travessa e ponha na geladeira até que fique firma. Sirva a seguir. 
Suco de Açaí


Suco de Açaí

1 polpa (100 g ) de açaí
1 copo de água
50 ml de xarope de guaraná

Modo de Preparar:

1- Bata todos os ingredientes no liquidificador.
2- Sirva em seguida.


Fontes: http://www.suapesquisa.com/frutas/acai.htm/http://cristianaarcangeli.com.br/corpo/voce-sabia-que-o-acai-e-um-dos-alimentos-mais-poderosos-da-amazonia/ Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário