sábado, 13 de abril de 2013

13 de Abril - Dia do Lobo Azul


Dia do Lobo Azul é uma antiga tradição da Mongólia. No passado acreditava-se que o grande Lobo Azul aparecia de noite para devorar nossos medos.

Conta a história que o criador das dinastias chinesa e mongol é o Lobo Azul Celeste. Sua força e energia de combate fizeram dele uma alegoria para os povos turcos até a época contemporânea.

Povos da pradaria norte-americana, também se apropriaram da significação simbólica do Lobo interpretando-o do mesmo modo. Em algumas dessas tribos o canto de guerra diz: “Eu sou o lobo solitário, eu vago em diversos países...”

O lobo é sinônimo de selvageria. Mas a exemplo de qualquer outro vetor simbólico, pode tanto ser valorizado como positivo ou negativo. Pelo lado positivo, observa-se que é um animal que enxerga de noite. É um símbolo de luz, é solar, é herói guerreiro, ancestral mítico. É uma significação também da mitologia nórdica e grega.


A China também tem um Lobo Celeste, a estrela Sirius, que é guardião do Palácios Celeste, a Ursa Maior. O papel de guardião engloba o aspecto feroz desse animal onde é invocado em algumas regiões como protetor contra os outros animais selvagens. É uma espécie de força mal contida, consumida com furor mas sem discernimento.

Como devorador está sua outra face e que parece ter ficado dominante no folclore europeu, como atesta o conto do Chapeuzinho Vermelho. E ainda temos as histórias do Lobisomem, uma fusão do humano com o animal sob as noites de lua cheia.

Hoje é um bom dia para despertar o Lobo que dorme dentro de nós como se quiséssemos que ele devorasse nossos medos mais profundos. Uma dica é fazer algo ousado que normalmente você não teria coragem de fazer suplantando receios e inseguranças do passado.


Fonte: agendaesoterica

Nenhum comentário:

Postar um comentário