quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

9 de janeiro de 1822 - O Dia do Fico

 
"Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico". D. Pedro, Príncipe Regente do Brasil
Dia do Fico

A vinda da corte portuguesa para o Brasil foi um acontecimento histórico da máxima importância para o desenvolvimento do país, particularmente para o Rio de Janeiro. A iniciativa de cruzar o o Atlântico, fugindo de uma inevitável invasão napoleônica ao país lusitano, foi uma estratégia de D. João que possibilitou ao Brasil inúmeras vantagens. A mais expressiva delas foi sua elevação de colônia à categoria de Reino Unido, em 1815.

Contudo, alguns anos depois, com as reviravoltas da política européia e o fim da Era Napoleônica, eclodiu em Portugal a chamada Revolução do Porto (1820), fomentada pela elite política de Lisboa. Com receio de perder o trono, D. João decide a volta da Família Real para Portugal em abril de 1821, deixando o Brasil sob a administração provisória de seu filho D. Pedro, na condição de príncipe-regente.
A partida da Família Real do Brasil foi recebida com protesto pelo povo brasileiro que receava o risco de um retrocesso em todos os campos que haviam progredido com a vinda da Família Real para o Brasil: era como voltar ao século XVII. Por outros lado, as cortes de Lisboa, interessadas em manter o Brasil como fonte de exploração, também sinalizaram sua insatisfação com as primeiras medidas tomadas por D. Pedro para administrar o país.

Instaurado um período conturbado no Brasil, D. Pedro passou a sofrer forte pressão para defender os interesses do Brasil em detrimento aos interesses portugueses, até receber um abaixo-assinado com quase oito mil assinaturas, escrito por José Bonifácio, pedindo que desafiasse Portugal e ficasse no Brasil. O texto foi convincente. E a decisão entrou para a história do Brasil em 9 de janeiro de 1922, e ficou conhecida como o "Dia do Fico".

Estava lançada a pedra fundamental do processo de independência do Brasil que culminaria no dia 7 de setembro de 1822. 
 
Fonte: jblog.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário