domingo, 1 de janeiro de 2012

O que esperar em 2012

" 2012 promete ser um ano bem interessante. As configurações astrológicas se combinam de tal modo que é possível contar com várias oportunidades para melhorar aspectos importantes da vida de cada um e proporcionar bem estar e felicidade em primeiro lugar. Entretanto, daí a afirmar que será um ano de mudanças, depende realmente de cada um, como vem sendo afirmado em diversos locais. No entanto, as cartas estarão abertas sobre a mesa desde o princípio do ano.
Começarei tratando de Júpiter, o astro da expansão e do progresso. Encontra-se direto em Touro desde 25/12/2011 e ficará neste signo até 11/06/2012, quando ingressará em Gêmeos. Em 04/10/2012, ficará retrógrado, voltando ao movimento direto apenas no ano seguinte.
Em janeiro, a mútua recepção com Vênus favorece o bem estar, a alegria e a diversão, com forte tendência a excessos nos prazeres em geral (especialmente alimentação e bebida). Tradicionalmente, não é uma época de grandes atividades. Esta combinação favorece ainda o amor, a sensibilidade e a sensualidade em geral, bem como, uma maior tendência a dispersar o dinheiro.
Em torno de 14/03/2012, Vênus estará em conjunção com Júpiter e ambos, em trígono com Marte (retrógrado em Virgem), ao mesmo tempo que Mercúrio também se encontra retrógrado em Áries. Indicado para rever métodos de trabalho, rotinas diárias e pequenas responsabilidades. Aquisições de todos os tipos de vem ser avaliadas com cuidado e vagar, embora boas compras possam ser realizadas nestes dias. É recomendável cuidar dos próprios interesses antes de se preocupar com os dos outros ou delegar tarefas que lhe competem. Vale lembrar que neste mesmo período, Saturno se encontra em Libra, signo igualmente governado por Vênus. Com os dois astros sociais governados pelo astro do prazer imediato, é bom pensar em como consumir o que, ser mais eficiente tanto com o bolso como com as suas necessidades.
Em torno de 17/07/2012, Marte e Júpiter formam um trígono, este último agora em Gêmeos. Esta combinação é indicada para colocar as relações pessoais em andamento. Bom para as atividades em grupo, para o casamento, associações e parceiras de todos os tipos. Favorece os resultados e a objetividade em todos os tipos de combinações entre as pessoas, com uma comunicação ágil, inquieta, muitas vezes provocando atritos e divergências. Sugere a realizações de bons negócios, estimula o comércio em geral, em todos os níveis.
Saturno está em Libra e ficará retrógrado entre 07/02 até 25/06/2012. Ingressa em Escorpião em 06/10/2012. Enquanto estiver retrógrado, leva a impasses de todos os tipos entre pessoas em geral, apesar da necessidade que impõe da busca de acordos em geral. Nos relacionamentos, traz maturidade através da reflexão, em que cada parte cede um pouco de seu próprio espaço. Traz ainda respeito entre as pessoas que se enfrentam. Quando voltar ao movimento direto, tende a resolver estas questões de maneira definitiva, não exatamente pelo amo, mas pela necessidade de preservar posições (de status, prestígio, reputação).
A oposição entre Vênus e Saturno, no início de março, traz clareza a todos os impasses nos relacionamentos. Em seguida, ocorre a retrogradação de Mercúrio, enquanto Marte já se encontra retrógrado. Este é um mês importante para o que ocorrerá ao longo do ano, pois os ajustes serão acertados, discutidos, dialogados, mesmo que com dificuldades e todos os tipos de restrições, ao longo deste mês. Nos relacionamentos pessoais, isso implica em abrir mão de certos privilégios individuais para a manutenção da união ou parceria. Na esfera mundial, há negociações para redução de subsídios industriais.
Em 15/08/2012, a conjunção de Marte com Saturno impele ao movimento, mesmo que lento e gradual, em direção à maior participação e atividade em todas as esferas que envolvem pessoas. Seja no mundo dos negócios como na vida das pessoas, as parcerias se dão porque não há outra forma de atingir os resultados esperados. De fato, este é um ano para os relacionamentos, para as amizades e até, aprender a confiar no outro, particularmente com o ingresso de Saturno em Escorpião. A partir desta conjunção e depois, após o ingresso de Saturno em Escorpião, é possível que surjam as primeiras soluções para resolver as importantes questões da crise econômica, ainda assunto importante ao longo de todo o ano de 2012 ( e dos anos seguintes).
Urano se encontra em Áries, formando um sextil com Júpiter nos meses de junho e julho. Esta deve ser a ocasião em que devem ocorrer importantes fusões na indústria e talvez outros movimentos sociais do tipo “Occupy“, como vimos em 2011. Haverá uma certa efervescência neste período que pode trazer soluções interessantes para a crise econômica. E do ponto de vista das mudanças (sociais e pessoais), pode-se afirmar que elas nascerão nesta época. Com Júpiter em Touro até o início de junho, é difícil pensar em mudanças importantes, sejam sociais como econômicas. esta combinação também dispara (e reforça) a necessidade de tornar a educação prioritária, há uma disposição modernizante e, a partir de outubro, com Marte governando Saturno e Urano, de dar qualidade à educação por meio da investigação e da pesquisa.
Especialmente no mês de junho, Netuno forma uma quadratura com Júpiter, indicando um choque de realidade e a necessidade de avaliar todas as questões acima com uma visão ampla e soluções que levem em conta o conjunto das estruturas sociais envolvidas. Até as aspirações místicas e a religiosidade passarão por intervenções. Figuras religiosas importantes devem se pronunciar nesta época.
No Brasil, há as eleições municipais. Neste ano, a propaganda eleitoral deve ser mais superficial ainda. Nas metrópoles, é bastante provável que os assuntos discutidos sejam os meios de transporte, vias de tráfego e, em segundo plano, a segurança. Com Júpiter em Gêmeos e retrógrado por ocasião da eleição, não acredito numa maior responsabilidade e comprometimento por parte do eleitor. Questões secundárias decidirão o voto e não exatamente o mérito dos candidatos. A mídia é que de fato elegerá os prefeitos em suas cidades.
Individualmente, os temas do ano serão dinheiro e relacionamentos.
O primeiro semestre tende a ser bastante difícil para as finanças pessoais, especialmente para aqueles que atuam no segmento de serviços. Com Marte retrógrado em Virgem entre 23/01 até 08/04/2012 e depois, Vênus retrógrada em Gêmeos entre 15/05 a 27/06/2012, o único caminho possível é avaliar a melhor maneira de obter uma melhor eficiência, sem mudar o foco ou o ramo de atividades. E, num segundo momento, reforçar a base de clientes oferecendo serviços com melhor qualidade.
Quanto aos relacionamentos, seja de amizade como de amor, este é um ano para amadurecer. Aprenda a confiar em suas amizades e, no segundo semestre, forme novas amizades. Nos casamentos e uniões, crie novas oportunidades para manter acesa a chama do amor, conversando sobre tudo, seja sobre os problemas como também, das alegrias, mas olhando preferencialmente para o futuro imediato. O período em que Vênus estiver retrógrado é adequado para alinha interesses e deixar impasses e restrições mútuas para trás. No primeiro semestre, tente se colocar mais próximo(a) de quem ama participando ativamente da rotina e responsabilidades comuns.
2012 favorece especialmente os signos de Ar (Gêmeos, Libra e Aquário), tornando as suas vidas mais dinâmicas e ricas. Estes podem esperar mudanças reais notadamente a partir de junho. Em maio, ocorrerá um eclipse anular em Gêmeos (sobre o qual escreverei oportunamente), de Nodo Sul, agregando mais um estímulo a essas mudanças.
Os signos de Fogo (Áries, Leão e Sagitário) também serão estimulados ao longo do ano, especialmente Áries, onde se encontra Urano. Mas devem aprender a moderar o seu entusiasmo e ser menos individualistas. 2012 é um ano de participação e colaboração.
Os signos de Água (Câncer, Escorpião e Peixes) ver-se-ão diante de dilemas e as mudanças em suas vidas promovem um realinhamento de seus sonhos e sentimentos. No entanto, cada um destes signos experimentará as mudanças de maneira diferente: Câncer, de maneira dramática, tende a resistir; Escorpião, enfoca a confiabilidade, especialmente no final do ano, o tendão de Aquiles é o dinheiro; Peixes tem a oportunidade de tornar os seus sonhos ainda mais vivos a partir do sacrifício de seu tempo e disponibilidades. Há um eclipse total ocorrendo em Escorpião, reforçando a ação transformadora deste signo, em novembro.
Os signos de Terra (Touro, Virgem e Capricórnio) dependem das mudanças que ocorrem no âmbito social, não tem como interferir. Mas são os que se encontram mais suscetíveis às questões de emprego e trabalho. Em certa medida, serão os operários das mudanças econômicas em curso ao longo de 2012. "


Por Medium Coeli

Um comentário:

  1. Oi, Val! Você copiou o meu texto integralmente, colocou entre aspas, mas não citou a fonte. Isso não é legal. Assim, peço a gentileza de incluir o meu nome ou o link para o local de onde você retirou o artigo: http://wp.me/p1VtH8-2H
    Henrique G. Wiederspahn, www.abracadabrazen.com.br

    ResponderExcluir