Herbie é o mais famoso dos Fuscas. O carro é a estrela do filme "Se meu fusca falasse".
Os adoradores do Fusca comemoram nesta quinta-feira (20) o Dia Nacional do modelo. A data foi criada pela própria Volkswagen na década de 80 e faz parte do calendário oficial de eventos da Prefeitura de São Paulo desde 1996, ano em que o Fusca deixou de ser fabricado pela segunda vez.
O carro se tornou popular pela praticidade e fácil manutenção, o que resultou em preço baixo, tanto para a sua aquisição quanto para a manutenção. Por isso, ele conquistou o título de o carro mais vendido no mundo, com 21 milhões de unidades comercializadas nos 75 anos de existência. Somente no Brasil, o compacto foi líder de mercado por 24 anos seguidos e vendeu 3,1 milhões de unidades.
Fusca 1961
Fuscão
O carro foi lançado oficialmente em 1935, na Alemanha, com o nome de "Volkswagen", que em alemão significa "carro do Povo". Com pouco mais de 70 anos, o modelo é o mais vendido no mundo, com mais de 21 milhões de unidades comercializadas. O projeto do Fusca foi um pedido de Adolf Hitler ao projetista Ferdinand Porsche, ainda antes da guerra. O ditador alemão queria um carro prático, de fácil manutenção e que durasse bastante.
Equipado com motor refrigerado a ar, sistema elétrico de seis volts e câmbio seco de quatro marchas, o Fusca foi uma revolução para uma época em que os automóveis não possuíam mais do que três marchas.
Equipado com motor refrigerado a ar, sistema elétrico de seis volts e câmbio seco de quatro marchas, o Fusca foi uma revolução para uma época em que os automóveis não possuíam mais do que três marchas.
Produção no Brasil
O primeiro Volkswagen no país foi fabricado em janeiro de 1959. Desde então, foram vendidos no Brasil mais de 3 milhões de unidades. O carro parou de ser produzido em terras brasileiras em 1986.
No entanto, em 1993, o ex-presidente Itamar Franco, com a idéia de lançar um carro popular, incentivou o relançamento do Fusca. Foram vendidas mais de 40 mil unidades até julho de 1996, quando saiu novamente de produção.
Para substituir o novo Fusca foi lançado o New Beetle. O modelo foi a alternativa que a Volkswagen encontrou para oferecer uma versão do fusca que pudesse contemplar todos os avanços tecnológicos da indústria automobilística.
No entanto, em 1993, o ex-presidente Itamar Franco, com a idéia de lançar um carro popular, incentivou o relançamento do Fusca. Foram vendidas mais de 40 mil unidades até julho de 1996, quando saiu novamente de produção.
Para substituir o novo Fusca foi lançado o New Beetle. O modelo foi a alternativa que a Volkswagen encontrou para oferecer uma versão do fusca que pudesse contemplar todos os avanços tecnológicos da indústria automobilística.
Um Fusca conversível. Este foi o carro em que o presidente Juscelino Kubitschek passeou, há mais de 50 anos atrás, pela linha de montagem no dia da inauguração oficial da fábrica da Volkswagen, em São Paulo. Porém a comemoração também era do Fusca que no ano de 1959 comemorava a sua produção na fábrica da Anchieta (SP), e garantiu, por 24 anos consecutivos, liderança nas vendas entre os carros de passeio.
Encontros de Fuscas
Em homenagem ao dia Nacional do Fusca todos os anos é realizado o Encontro de Fuscas, onde são expostos automóveis da marca Volkswagen. Entre os modelos do encontro, sempre há veículos customizados, tradicionais e ainda carros com origem inspirada no velho fusca, como Kombi, Variant, Brasília e Karmann-Ghia.
Raridade que percorre o mundo das exposições é o Fusca anfíbio, ou então Schwimmwagen. O veículo foi criado na Alemanha nazista para uso militar durante a Segunda Guerra Mundial.
Raridade que percorre o mundo das exposições é o Fusca anfíbio, ou então Schwimmwagen. O veículo foi criado na Alemanha nazista para uso militar durante a Segunda Guerra Mundial.
QUEM O FEIO AMA, BONITO LHE PARECE
A silhueta lhe valeu o apelido internacional de Besouro, mas por aqui é Fusca. Trata-se da corruptela de Volks, de Volkswagen, que em alemão significa carro do povo. Em alemão o V se pronuncia F. Virou "foks", "fuca" e "fusca", invenção brasileira patenteada pela fábrica em 1984. Ídolo de gerações, o primeiro fabricado no Brasil saiu em 3 de janeiro de 1959. Tomou as ruas - em 1986, ano em que se interrompe sua fabricação pela primeira vez, representava 30% da frota nacional de automóveis.
O fusca foi tema de escola de samba
Nenhum comentário:
Postar um comentário