sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

20 de janeiro - Dia Nacional do Fusca

Foto: Divulgação

     Herbie é o mais famoso dos Fuscas. O carro é a estrela do filme "Se meu fusca falasse".
Os adoradores do Fusca comemoram nesta quinta-feira (20) o Dia Nacional do modelo. A data foi criada pela própria Volkswagen na década de 80 e faz parte do calendário oficial de eventos da Prefeitura de São Paulo desde 1996, ano em que o Fusca deixou de ser fabricado pela segunda vez.
O carro se tornou popular pela praticidade e fácil manutenção, o que resultou em preço baixo, tanto para a sua aquisição quanto para a manutenção. Por isso, ele conquistou o título de o carro mais vendido no mundo, com 21 milhões de unidades comercializadas nos 75 anos de existência. Somente no Brasil, o compacto foi líder de mercado por 24 anos seguidos e vendeu 3,1 milhões de unidades.
Fusca 1961
Fuscão
O carro foi lançado oficialmente em 1935, na Alemanha, com o nome de "Volkswagen", que em alemão significa "carro do Povo". Com pouco mais de 70 anos, o modelo é o mais vendido no mundo, com mais de 21 milhões de unidades comercializadas. O projeto do Fusca foi um pedido de Adolf Hitler ao projetista Ferdinand Porsche, ainda antes da guerra. O ditador alemão queria um carro prático, de fácil manutenção e que durasse bastante.
Equipado com motor refrigerado a ar, sistema elétrico de seis volts e câmbio seco de quatro marchas, o Fusca foi uma revolução para uma época em que os automóveis não possuíam mais do que três marchas.
Produção no Brasil
O primeiro Volkswagen no país foi fabricado em janeiro de 1959. Desde então, foram vendidos no Brasil mais de 3 milhões de unidades. O carro parou de ser produzido em terras brasileiras em 1986.
No entanto, em 1993, o ex-presidente Itamar Franco, com a idéia de lançar um carro popular, incentivou o relançamento do Fusca. Foram vendidas mais de 40 mil unidades até julho de 1996, quando saiu novamente de produção.
Para substituir o novo Fusca foi lançado o New Beetle. O modelo foi a alternativa que a Volkswagen encontrou para oferecer uma versão do fusca que pudesse contemplar todos os avanços tecnológicos da indústria automobilística.
Um Fusca conversível. Este foi o carro em que o presidente Juscelino Kubitschek passeou, há mais de 50 anos atrás, pela linha de montagem no dia da inauguração oficial da fábrica da Volkswagen, em São Paulo. Porém a comemoração também era do Fusca que no ano de 1959 comemorava a sua produção na fábrica da Anchieta (SP), e garantiu, por 24 anos consecutivos, liderança nas vendas entre os carros de passeio.
Encontros de Fuscas

 
Em homenagem ao dia Nacional do Fusca todos os anos é realizado o Encontro de Fuscas, onde são expostos automóveis da marca Volkswagen. Entre os modelos do encontro, sempre há veículos customizados, tradicionais e ainda carros com origem inspirada no velho fusca, como Kombi, Variant, Brasília e Karmann-Ghia.
Raridade que percorre o mundo das exposições é o Fusca anfíbio, ou então Schwimmwagen. O veículo foi criado na Alemanha nazista para uso militar durante a Segunda Guerra Mundial.
QUEM O FEIO AMA, BONITO LHE PARECE
A silhueta lhe valeu o apelido internacional de Besouro, mas por aqui é Fusca. Trata-se da corruptela de Volks, de Volkswagen, que em alemão significa carro do povo. Em alemão o V se pronuncia F. Virou "foks", "fuca" e "fusca", invenção brasileira patenteada pela fábrica em 1984. Ídolo de gerações, o primeiro fabricado no Brasil saiu em 3 de janeiro de 1959. Tomou as ruas - em 1986, ano em que se interrompe sua fabricação pela primeira vez, representava 30% da frota nacional de automóveis.
O fusca foi tema de escola de samba
Dia Nacional do Fusca
Sete anos depois ressuscitou, caso único na indústria automobilística mundial. Produzido até julho de 1996, mantém uma legião de fãs. O Fusca Clube do Brasil tem mais de mil sócios, que se reúnem em congressos nacionais e internacionais. A grande comemoração é todo 20 de janeiro, transformado em Dia Nacional do Fusca. Acusam-no de feio, mas beleza não põe mesa.

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