segunda-feira, 29 de agosto de 2011

"O Hormônio Nosso de Cada Dia"

“É culpa dos hormônios!”. Quantas e quantas vezes já não ouvimos ou proferimos a profética sentença, certos de que os temperamentos explosivos (geralmente das mulheres) seriam outros se os tais não estivessem alterados pela flor da idade?
Pois a dupla Eliana Pyhm e Maria Lucia dos Santos busca desvendar o significado da popular expressão e conferir até onde ela é verdadeira no livro “O Hormônio Nosso de Cada Dia”. A ideia se concentra em explicar o funcionamento dessas poderosas substâncias químicas responsáveis por determinar boa parte de nossas ações– principalmente aquelas exageradas, e que geralmente envolvem gritos e choros intermináveis.
Segundo as autoras, o desânimo, o instinto de sobrevivência, a paixão e outras emoções que nos acompanham ao longo do dia são reguladas pelos hormônios. Quando ocorre um desequilíbrio na sua produção, o corpo humano responde com oscilações orgânicas ou comportamentais.
Naturalmente, as profissionais usam de pesquisas científicas para comprovar tudo o que escrevem, mas o mérito da obra –além de explicar as mudanças impulsivas de comportamento– é tratar o tema com linguagem clara e quase que reconfortante, comprovando que todos passam por isso –homens e mulheres (apesar da fama dessas).
E para tudo há mais de uma solução. Nesse caso, não é apenas questão de tempo, existem também meios possíveis e eficientes para melhor equilibrar seu organismo e não ficar refém das emoções alteradas. Recomendado para todos os públicos, pelo bem da harmonia entre casais, coletiva e do ouvido do próximo."

“O Hormônio Nosso de Cada Dia”
Autoras: Eliana Pyhm e Maria Lucia dos Santos
Editora: Senac SP
Páginas: 272


Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário