"A insônia é um problema grave que atinge muitos brasileiros. Quando prolongada pode contribuir para vários problemas de saúde, que vão do estresse à hipertensão. Além de causar prejuízos nas áreas profissional e interpessoal, pois pode causar irritabilidade, e diminuição da capacidade de concentração.
1- Mantenha a rotina
Isoladamente, a falta de uma rotina diária, para dormir, comer, descansar, trabalhar, e etc; é um dos fatores que mais trazem risco para a saúde. E é claro, prejudica a duração e a qualidade do sono. Por isso mesmo tente sempre ir para a cama no mesmo horário, e também se levantar aproximadamente no mesmo horário todos os dias. Se tiver que abrir uma exceção, que seja de preferência no final de semana, e apenas um dia.
Não é possível repor o sono perdido, e você poderá passar dias mais cansado e sonolento, por causa de apenas uma noite em que você dormiu mal.
2- Crie um ambiente agradável
As condições ideais para dormir são: temperaturas abaixo de 30 graus centígrados, escuridão total ou parcial, silêncio. Além de cama, colchão, lençóis e, travesseiros limpos e confortáveis.
Tente produzir essas condições, uma simples mudança de colchão poderá fazer uma grande diferença para pegar no sono, e na qualidade dele. Existem de mola, de água, de ar, de espuma, de madeira, etc e etc. O ideal é experimentar, já que cada um pode se adaptar melhor a algum tipo.
3- Evite comidas pesadas ou gordurosas
As comidas gordurosas, pesadas, com excesso de tempero, etc. São de difícil digestão, e podem trazer vários problemas como dor de barriga e queimação. Isso pode causar uma enorme dificuldade para o sono, se elas forem consumidas em excesso antes de ir para a cama.
Por isso de preferência evite esse tipo de alimento. Quando consumi-lo faça em pequena quantidade, de preferência em conjunto com alimentos mais saudáveis, e que facilitem a digestão.
4- Evite atividades estimulantes
Exercícios físicos, esforço intelectual, videogames, filmes, internet, etc. Várias atividades devem ser evitadas próximas ao horário de dormir, pois estimulam a atividade cerebral, e o estado de vigília. E isso prejudica grandemente os níveis de sono. Por isso encerre essas atividades algumas horas antes do horário que você costuma dormir.
5- Evite bebidas ou drogas estimulantes
O mesmo princípio do item anterior, evite no período noturno, bebidas que contenham cafeína, guaraná, e outras substâncias estimulantes. Evite também o excesso de álcool.
6- Descubra um hábito que lhe causa sono
Se existem atividades estimulantes, o inverso também é verdadeiro. Cada pessoa tem atividades que podem lhe trazer sono, como ler um livro, ou ouvir uma música. Esse fator porém, varia de pessoa para pessoa. Por isso descubra aquilo que te dá sono, e tente fazer pouco antes de dormir.
7- Outros problemas que influem no sono
Outros problemas de saúde, e determinados comportamentos, podem afetar o sono. Como o stress, ansiedade, obesidade, sedentarismo, etc. Portanto, esteja atento a sua saúde como um todo. Uma simples inserção de exercícios em suas atividades diárias, já pode ter uma grande influência positiva no seu sono.
8- Procure um especialista
Se você seguir essas dicas, e ainda assim os problemas persistirem, procure um especialista. Ele poderá avaliar a possibilidade e necessidade, de outras formas de tratamento adicionais."
Fonte: Comofas




Nenhum comentário:
Postar um comentário