quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Abacate ajuda a chapar a barriga

Crédito: Getty Images.
O abacate tem fama de vilão das dietas, pois é rico em gordura e é muito calórico (160 calorias em 100 g). Mas você sabia que  essa fruta ajuda a combater as gordurinhas extras na barriga? É que esse alimento tem substâncias que auxiliam na redução do volume abdominal!
Uma delas é a glutationa. Ela ajuda a controlar os níveis do cortisol, o hormônio do estresse que, em excesso no corpo, dificulta a perda de peso e faz acumular gordura especialmente na barriga.
A gordura contida no abacate também ajuda a eliminar os pneuzinhos. Ela é formada basicamente de ácido oleico, que reduz o risco da síndrome metabólica – uma desordem no metabolismo capaz de desencadear diabetes e ganho de peso. E tem mais: a gordura da fruta também aumenta a sensação de saciedade e adia a fome.
O ideal é consumi-lo à noite. “Três colheradas antes de dormir intensifica a ação do hormônio GH, que tem o pico de produção à noite. O GH ajuda a formar músculos e faz o organismo usar a gordura estocada no abdômen como fonte de energia”, aconselha o consultor em nutrição Alfredo Galebe, de São Paulo, em entrevista à revista BOA FORMA.
Conclusão: o abacate realmente ajuda a chapar a barriga. Mas atenção: consuma a fruta com moderação. Se exagerar na quantidade, você vai engordar. Mais um detalhe importante: para deixar o abdômen bonito é preciso seguir também uma dieta balanceada e praticar atividades físicas.
Você pode consumir a fruta de várias formas: pura (sem adoçantes ou açúcar), em pratos salgados ou sobremesas. Experimente duas receitinhas deliciosas: guacamole e musse de abacate.

Abacate faz bem sim!

Para não engordar, muita gente deixa de comer abacate. Se você também passa vontade, não sabe o que está perdendo...

Mulher cortando abacate
Na dose certa, o abacate não engorda
Foto: Getty Images
Basta falar nele e muita gente já torce o nariz, por causa da quantidade de gordura. Não é para menos: ¼ de abacate grande contém cerca de 162 calorias - o equivalente a cinco bananas! Porém, a gordura do abacate é aquela que faz bem às artérias. Afinal, ela ajuda a carregar o colesterol ruim para fora dos vasos sanguíneos, evitando problemas no coração. 

Além disso, essa fruta é riquíssima em potássio (quase tanto quanto a banana, que leva a fama sozinha). Tem também vitamina E, que deixa a pele e os cabelos mais viçosos. Se, ainda assim, você está preocupada com as calorias, relaxe. O abacate não vai afetar suas curvas se for ingerido em doses moderadas. 
Você sabia?
3 cols. (sopa) de abacate têm 55 calorias. A mesma quantidade de manteiga tem 215 calorias! Se quer emagrecer, o ideal é comer só ¼ da fruta por semana. Porém, a velha receita de abacate batido com açúcar leva os ponteiros da balança lá pra cima: uma taça tem 425 calorias, quase 100 calorias a mais do que uma porção generosa de bisteca de porco. Prefira comer o abacate amassado com limão ou misturado ao leite desnatado.

Por Patrícia Giuffrida e Karla Precioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário