quinta-feira, 18 de abril de 2013

Música faz bem para o cérebro e para o coração

Mannequin with Music Notes on Head


Há tempos as descobertas científicas, mostram que a música tem o poder de retardar os efeitos de Alzheimer e do mal de Parkinson, o que leva a conclusão de que faz bem para o cérebro.

A mais recente descoberta foi feita por um grupo de pesquisadores no Japão, que após dois anos de pesquisas com ratos de laboratório descobriram que o organismo pode produzir uma quantidade maior de células, que regulam o sistema imunológico, ouvindo música, principalmente ópera. Os primeiros efeitos foram verificados no coração.


Um dos integrantes da equipe de estudos diz que não sabem porque a ópera produz melhores resultados em comparação com outros gêneros musicais, mas os resultados apareceram no microscópio.

As pesquisas de laboratório, ainda não foram feitas com seres humanos. Por isso o alerta para que os medicamentos prescritos pelos médicos não sejam substituídos pela música, mas concluem: O coração bate mais embalado pela música especialmente a ópera. Em segundo lugar em efeito aparece Mozart com a sinfonia número 40 e em terceiro lugar a cantora irlandesa Enya.

A pesquisa foi realizada durante dois anos com ratos de laboratório que haviam sofrido transplantes e os resultados foram os seguintes:

1 – O grupo que não ouviu música, o coração novo funcionou por sete dias.

2 – Os que ouviram música, durante 24 horas,por uma semana, o resultado foi muito melhor.

3 – A musica de Enya, fez os corações baterem por onze dias.

4 – A sinfonia 40 de Mozart fez os corações baterem por 20 dias.

5 – A Ópera La Traviata de Verdi, fez os corações funcionarem por 26,5 dias em media.

Segundo notícia divulgada o objetivo da pesquisa é conseguir diminuir a quantidade de remédios que os transplantados precisam tomar para evitar a rejeição. Um novo estudo está sendo realizado, visando avaliar os efeitos da ginástica. Os ratos são obrigados a correr durante uma hora e os resultados tem sido animadores. O próximo passo será avaliar os efeitos combinados da aeróbica com a ópera.


Instintivamente qualquer pessoa sabe que a música tem um efeito extraordinário para os seres vivos, proporcionando paz e bem estar. Leva os seres humanos a sonhar e viver momentos inesquecíveis.Todos sabem que a música faz os corações palpitarem. É a única forma de arte que leva as lágrimas, pois tem o poder de mexer com as emoções. Ela está presente em todos os bons momentos da vida.

A vida agitada, a competição no trabalho, as preocupações financeiras, que tanto infelicitam as pessoas podem ser minimizadas pela música, ouvida num canto especial, após um belo banho no início da noite, relaxando e recuperando as energias necessárias para uma vida com qualidade.

Ouvir a boa música não tem contra indicação. A música pesada, tão comum nas baladas, nas festas e nos carros, ouvidas em alto volume, traz alguma alegria mas pode causar sérios problemas para a audição. A ciência comprova que isso é verdade.

Fonte: Viver e Saber

Nenhum comentário:

Postar um comentário